Secretário de Defesa dos EUA discute maior contribuição na luta contra Estado Islâmico

Redação PH

Redação PH

justiça condena 21 por trágico choque de trem na argentina

Secretário de Defesa dos EUA discute maior contribuição na luta contra Estado Islâmico

BAGDÁ (Reuters) – O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, e líderes iraquianos discutiram nesta quarta-feira a ideia de uma contribuição norte-americana maior na luta contra o Estado Islâmico, incluindo uma oferta de helicópteros de ataque para ajudar a retomar território do grupo insurgente.

Carter disse que Washington está disposto a fazer mais para apoiar as forças de segurança iraquianas no momento que elas combatem o Estado Islâmico e se preparam para mirar Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, sob controle dos extremistas desde junho de 2014.

No entanto, ele enfatizou que toda a ação dos EUA no Iraque seria feita com a aprovação do primeiro-ministro, Haider al-Abadi, respeitando a soberania iraquiana. Abadi, até agora, não pediu o uso dos helicópteros armados norte-americanos.

Milícias xiitas poderosas que contam com o apoio do Irã e que estão alinhadas com o governo xiita de Abadi contra o Estado Islâmico também se opõem à maior presença dos EUA.

"Estamos falando sobre oportunidades que vão aparecer no futuro para aumentar a contribuição norte-americana ao sucesso do Iraque aqui", afirmou Carter a jornalistas.

"Tanto ele (Abadi) quanto eu antecipamos que essas circunstâncias vão aparecer à medida que as forças iraquianas se movem para o norte, para Mosul, e estamos preparados para aumentar a nossa contribuição."

O Estado Islâmico é um grupo militante muçulmano sunita linha-dura que controla partes de território na Síria e no Iraque e tem presença em outros países árabes como Egito e Líbia.

(Reportagem de Yeganeh Torbati)

+ Acessados

Veja Também