Secretaria reforça sinalização de trânsito em Várzea Grande

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Secretaria reforça sinalização de trânsito em Várzea Grande

Garantir a segurança dos pedestres durante a travessia das vias públicas, principalmente em frente às escolas, unidades de saúde, praças e áreas de lazer. Garantir também a segurança dos condutores evitando acidentes e preservando vidas. Essas são as principais funções da sinalização viária de trânsito que tem sido intensificada nas ruas de Várzea Grande pela secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

“Parar antes da faixa de pedestres, dando preferência de passagem à pessoa sobre a faixa, é uma obrigação do motorista. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não dar preferência é considerada uma infração, que rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Mas, o mais importante, dar passagem ao pedestre é uma gentileza, um dever, e, um respeito ao próximo e à vida”, afirma o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo. 

Segundo relatório da Coordenadoria de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, de janeiro a abril deste ano, a sinalização viária de trânsito no entorno de 19 escolas municipais, estaduais, federais e particulares, foram revitalizadas; bem como revitalizadas a sinalização horizontal e vertical em mais de 52 bairros da cidade. O documento também mostra que ao menos 1,5 mil placas foram instaladas e mais de 15 km de pinturas de vias, sinais e faixas de pedestres foram refeitas.

“O trabalho de manter a sinalização atualizada, visível a motoristas e pedestres, bem como a substituição de placas de trânsito e outros elementos, ocorre de forma permanente. Porém, este ano, temos o empenho direto do prefeito Kalil Baracat e do secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, para ampliar os investimentos nesta área, e assim contemplar um número maior de bairros e localidades com este serviço de revitalização de sinalização viária”, declarou Cidomar.

O secretário da Pasta, Breno Gomes, acrescenta que no período de 14 de março a 14 de abril, deste ano, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana implantou e adequou a sinalização viária de trânsito em 14 pontos da cidade devido à implantação da fiscalização eletrônica.  “Próximo a estes 14 pontos foram instaladas 154 placas, refeitas as sinalizações viárias, além de faixas, pinturas horizontais, tudo conforme as normas estabelecidas, garantindo a segurança dos usuários das vias públicas. Dessa forma, esses pontos de Fiscalização Eletrônica puderam entrar em operação com a garantia de visibilidade e compreensão pelos condutores”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

NA PRÁTICA – Entre os bairros atendidos constam no relatório: 23 de Setembro, Centro, Cristo Rei, Santa Clara, Maringá III e Maringá I, Nova Esperança, Nova Várzea Grande, Ouro Verde, Chapéu do Sol, Nova Fronteira e Santa Isabel, Praia Grande e Cohab Jaime Campos.

As escolas atendidas foram: EMEB Benedita Bernardino Curvo, EMEB Escola Municipal Jaiminho, EMEB Air Addor, EMEB Ednilson Francisco Kolling, IFMT – Instituto Federal, E. E. Fernando Leite, E. E. Terezinha De Jesus Silva, Centro Educacional Tia Z, EMEB João Ribeiro Filho, EMEB Ana Francisca de Barros, Seminário Cristo Rei, UNIFACC-MT, CEMEI Aurélia Correa, EMEB Profª Salvelina Ferreira da Silva, EMEB Demétrio de Souza, EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, E.E. Adalgisa de Barros, EMEB Heróclito Leôncio Monteiro.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também