Secretaria recebe três mil doses da vacina e distribui nas unidades de saúde

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Secretaria recebe três mil doses da vacina e distribui nas unidades de saúde

Três mil doses da vacina contra febre amarela vão atender a demanda da população infantil e adulta de Rondonópolis, a partir da próxima semana. A enfermeira responsável pelo setor de imunização do município, Noeny Pereira, conta que recebeu o lote e começou a fazer a distribuição nos centros de saúde locais, nesta sexta-feira (6). A meta é abastecer todas as unidades básicas de saúde na segunda-feira (9) e garantir a dose de prevenção contra a doença à comunidade das diversas regiões.

Noeny Pereira conta que na nesta sexta (6) ofereceu as doses da vacina contra febre amarela para os Centros de Saúde Jardim Guanabara, Cohab Rio Vermelho, Conjunto São José, Nossa Senhora do Amparo e São Francisco. Na segunda (9) a gestora vai fazer a distribuição das doses de imunização contra a doença na Policlínica da Vila Operária e as unidades do Programa de Saúde da Família – PSF e Postos de Saúde – PS do Município.

Dados do Ministério da Saúde afirmam que a vacina contra febre amarela assegura 100% de imunização após o décimo dia da aplicação. Essa proteção dura por dez anos. A dose é ofertada para crianças e adultos. O Calendário Nacional de Vacinação indica que os bebês devem ser imunizados a partir de 9 meses. Pode haver reações no local da injeção, com febre e mal-estar.

A gerente Noeny Pereira explica que para crianças de mais idade e adultos, a validade da vacina também é de dez anos. Ela alerta que o comprovante da vacinação é exigido dos brasileiros que vão fazer viagens internacionais, durante o embarque nos aeroportos; e também nas barreiras de divisa territorial, daqueles que se deslocam dentro do país para os estados de Rondônia e Tocantins, por exemplo.

“Já iniciamos a distribuição das doses de vacina contra febre amarela. E as pessoas interessadas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, a partir da próxima semana”, orienta Noeny que espera concluir toda distribuição na segunda-feira (9).

+ Acessados

Veja Também