A Secretaria Municipal de Saúde determinou a abertura de procedimento administrativo interno de investigação para apurar denúncia de possíveis irregularidades no atendimento prestado por equipes do Município de Rondonópolis a uma paciente no último dia 30 de janeiro.
Conforme relatos de familiares em redes sociais, a paciente C.M.C. não teria recebido o devido atendimento de emergência por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Como medida de apuração dos fatos, o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, determinou em caráter de urgência que o Diretor Técnico da UPA, Rafael Aguiar Mistrinel e a Médica Responsável Técnica do Samu, Luciana Abreu Horta, forneçam informações necessárias para que a Pasta identifique se houve irregularidades no atendimento prestado.
“Nos solidarizamos com a dor da família neste momento e ressaltamos que a nossa gestão não compactua e não tolera qualquer erro, omissão ou desvio de conduta que contrarie os protocolos assistenciais, as normativas técnicas vigentes e os deveres éticos que devem ser seguidos pela saúde pública do nosso município”, destacou o secretário Mykaell.
A paciente em questão apresentava, segundo a família, dor torácica intensa e dormência em membros superiores, mas não teria sido direcionada pelo Samu imediatamente à sala de emergência da UPA, sendo encaminhada para triagem e somente depois, já por parte da equipe da UPA, encaminhada para área destinada a pacientes prioritários. Durante a espera, o caso evoluiu para óbito.
Os responsáveis devem fornecer relatórios e documentos sobre todo atendimento prestado à paciente, bem como os nomes de todos os profissionais que estavam de plantão no Samu e na UPA na data do ocorrido, entre uma série de ações que devem ser realizadas dentro do procedimento de apuração para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos.
“O caso será analisado com todo o cuidado, a partir de uma avaliação detalhada dos registros, prontuários, fluxos de atendimento e demais aspectos técnicos envolvidos. Temos o compromisso de apurar os fatos com o máximo de rigor”, finaliza o secretário.





