Secretaria de Saúde de Rondonópolis dá capacitação em Triagem Neonatal Biológica

Arquivo/Agência Brasil/Ilustrativa

Secretaria de Saúde de Rondonópolis dá capacitação em Triagem Neonatal Biológica

A Triagem Neonatal Biológica, conhecido popularmente como Teste do Pezinho, é um exame gratuito realizado pelo Sistema Único de Saúde em recém nascidos, entre o 3º e 5º dia de nascido. Visando um ótimo atendimento na rede pública de Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde realizará formação para os profissionais que atuam na área, nesta quinta-feira (5) no Centro de Formação de Educadores.

“O teste é uma política de rastreamento neonatal, que visa diagnosticar precocemente as seguintes doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita”, explica a organizadora do evento, Rosimeire Teles Nunes.

Haverá palestra com o médico geneticista Francis Galera, atual diretor do Serviço de Referência em Triagem Neonatal Biológica do Hospital Universitário Julio Muller (SRTN/HUJM), em Mato Grosso, abordando a necessidade do diagnóstico precoce e rastreamento neonatal no momento e forma adequados, evitando assim sequelas graves ao desenvolvimento e crescimento de crianças portadoras destas doenças.

Os participantes do curso, previsto para acontecer da 13h às 17h, são enfermeiros e técnicos de Enfermagem das Unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF), dos Centros de Saúde e das Policlínicas; técnicos do Laboratório Municipal de Rondonópolis (LACEM); enfermeiros e técnicos das Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Rondonópolis.

+ Acessados

Veja Também