Secretária de Meio Ambiente discute ampliação do CAR em MT com ministra Tereza Cristina

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Secretária de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti e ministra da Agricultura Tereza Cristina - Foto por: Assessoria

Secretária de Meio Ambiente discute ampliação do CAR em MT com ministra Tereza Cristina

Compartilhe:

A Secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti, se reuniu com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, nesta terça-feira (11.05), em Rondonópolis (a 250km de Cuiabá). Na pauta, a dinamização da análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de Mato Grosso.

“Ampliar a análise do CAR é uma estratégia para a implementação do Código Florestal no País. A ministra entende que são os estados os responsáveis pela análise e validação, e o diálogo contínuo é essencial para que tenhamos uma mudança expressiva nos percentuais de implementação no Brasil”, explica a secretária.

A pauta, de importância nacional, possibilita integrar as informações ambientais das propriedades rurais em bases de dados, facilita o monitoramento, o planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento.

Em Mato Grosso, do total de áreas passíveis de inscrição no CAR, o Estado já possui cerca de 66% inserida no banco de dados da Sema. Deste total, que significa mais e 103 mil cadastros, foram analisados 45%. Entre os que passaram por análise, aproximadamente 10% foi validado.

Unidade Desconcentrada de Rondonópolis 

Como parte da agenda a secretária vistoriou o novo prédio onde será instalada a Diretoria da Unidade Desconcentrada de Rondonópolis (DUD/Rondonópolis). A sede passará por reformas ainda neste ano e oferecerá uma melhor estrutura física para a atuação da Sema na região.

Reunião de apresentação do projeto da nova Unidade em Rondonópolis – Foto: Assessoria

Conforme o diretor da DUD/Rondonópolis, Ailtom Fonseca, o escritório regional vai sair de um local alugado, para um prédio que já é de propriedade do Estado, mais amplo, e com melhor infraestrutura. O projeto da reforma foi doado pelo deputado estadual Sebastião Rezende.

“O espaço de aproximadamente 4 mil m² vai acomodar todo o material apreendido, a nossa estrutura de fiscalização e os cerca de 15 servidores com mais conforto”, avalia.

Prédio que será reformado para ser a nova sede da Sema em Rondonópolis – Foto: Assessoria

Mato Grosso possui nove unidades regionais desconcentradas localizadas nos municípios de Cáceres, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Guarantã do Norte, Juína, Tangará da Serra, Alta Floresta e Confresa.

Deixe um comentário

Veja Também