Secretaria de Meio Ambiente de Rondonópolis e Corpo de Bombeiros realizam orientação na Terra Indígena Tadarimana

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Secretaria de Meio Ambiente de Rondonópolis e Corpo de Bombeiros realizam orientação na Terra Indígena Tadarimana

A Secretaria de Meio Ambiente de Rondonópolis, por meio da secretária Kamila Carvalho, e o Corpo de Bombeiros, por meio do Capitão Roberto, realizaram uma ação de orientação na Terra Indígena Tadarimana para preparação ao período proibitivo de queimadas em áreas rurais. Neste ano, o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso estará proibido entre os dias 1º de julho e 31 de outubro. A medida consta no decreto nº 259/2023 publicado em edição extra do Diário Oficial do estado.

A proibição é uma medida adotada pelas autoridades para prevenção de incêndios florestais. A secretária Kamila Carvalho explica que a ação teve como objetivo vistoriar os locais onde serão feitos os aceiros e conversar com os povos indígenas da TI Tadarimana para entender as necessidades do local em relação ao período proibitivo. “Foi uma oportunidade de conhecer a Aldeia Central e as Aldeias Satélites para saber quais mecanismos são necessários para o combate ao fogo neste local”, afirma Kamila Carvalho.

Ainda segundo a secretária, práticas como a realização de aceiros e a limpeza de terrenos são necessárias para o controle das queimadas na região e por isso a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai atuar efetivamente na limpeza de locais críticos. “Evitar incêndios significa preservar os animais e as plantas da nossa região. É necessário um esforço em conjunto para que consigamos preservar nossa biodiversidade e garantir que o meio ambiente seja preservado”.

A ação faz parte de um dos encaminhamentos alinhados durante a reunião ampliada do Comitê do Fogo para manter a redução do número de queimadas no município. “Nos últimos dois anos, houve uma redução no número de queimadas porque foram anos que choveram mais. Então existe uma preocupação de manter os baixos níveis de focos de incêndio”, complementa a secretária de meio ambiente.

Ainda na ocasião, foram entregues Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os brigadistas que irão atuar no combate ao fogo no local. É importante lembrar que o período proibitivo se refere apenas às queimadas rurais, já que em áreas urbanas a restrição ocorre o ano todo. Caso a população presencie alguém ateando fogo em terrenos, pode entrar em contato com o Disque Denúncia da Semma pelo WhatsApp (66)99234-4005.

+ Acessados

Veja Também