SECITI se reúne e faz parceria com a SEMMA para arborizar o Campus da Unemat

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Wheverton Barros/Gcom

SECITI se reúne e faz parceria com a SEMMA para arborizar o Campus da Unemat

Uma reunião na sede da Unemat na manhã desta segunda-feira (17) entre a secretária de Ciências, Tecnologia e Inovação, Neiva de Col, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius e líderes dos cursos ministrado na instituição, definiu uma parceria para arborizar os 101 mil m2 da área do campus da unidade.

Por se tratar de um estado solar, onde a prevalência do sol se estende ao longo de praticamente o ano todo, em situações muito bem definidas, surgiu a necessidade de se pensar na urbanização e arborização do local como forma de amenizar o calor produzindo sombra e fonte permanente de oxigênio.

Área do campus da Unemat, com mais de 101 mil m2 que será arborizada

A secretária Neiva de Col falou que a ideia da parceria com a Semma já vinha sendo construída e faltava incluir os alunos nessa ação. “O nosso foco de incluir os alunos, foi para despertar ainda mais o sentimento de pertencimento. A partir do momento em que ele esteja junto conosco, participando, pensando e organizando, nós acreditamos que tudo isso (campus) vai ser muito mais cuidado e valorizado por todos da sociedade”, argumentou.

“Aqui nós temos uma área grande, pois são 101 mil m2, que tem várias edificações, como 11 blocos de construção e precisamos dar a este espaço um ambiente mais agradável e ambientalmente estruturado. As árvores trazem este ambiente agradável também! Porque senão o aluno sai de sala de aula e já chega no espaço com muito sol ou muita chuva (dependendo da época do ano), e as árvores vão nos ajudar muito quanto a isso, amenizando a situação”, explicou Neiva de Col.

Para isso, equipes de técnicos da Seciti produziram um projeto técnico de arborização da área que deverá utilizar pelo menos 322 mudas de espécies nativas, como Jatobás, Ipê Rosa, Jamelão entre várias outras espécies. Num futuro próximo toda a área deverá ser gramada.

Conforme o secretário Marcus Vinícius, a participação da Semma na parceria será de ampliar a qualidade ambiental no espaço. As plantas que serão utilizadas são consideradas de grande porte e deverão a médio e longo prazos contribuir na melhoria do meio ambiente no local, proporcionando sombreamento e até a defesa  em uma espécie de barreira contra os ventos, já que uma cortina verde deverá ser formada nos limites da propriedade protegendo as construções.

Ainda segundo Marcus, tudo foi pensado para dar início agora no período chuvoso, para que o projeto de plantio tenha mais efetividade e possibilidade de sucesso. A equipe da Semma vai começar o mapeamento do local ainda esta semana definindo onde cada espécie será plantada e nos próximos dias deverá concluir os trabalhos, restando apenas a definição do “Dia D”, onde vai acontecer o mutirão do plantio, envolvendo os alunos dos diversos cursos da instituição.

A secretária Neiva repassou que a data do mutirão de plantio ainda foi definida, mas vai se reunir com os alunos e aqueles que se prontificarem a ajudar, poderão fazê-lo participando e plantando mudas no mutirão ambiental na data definida.

+ Acessados

Veja Também