Sebrae apoia realização da 2º FECITI

Estimular a inovação e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia é uma das linhas de trabalho do Sebrae. A instituição de apoio ao empreendedorismo e as micro e pequenas empresas é correalizadora da segunda edição da FECITI – Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis, que ocorre nos dias 20 e 21 de junho, no espaço da Feira da Vila Aurora.
A FECITI é um espaço para apresentação de trabalhos de cunho científico e soluções tecnológicas desenvolvidas por alunos de escolas municipais, estaduais, particulares, universidades públicas e privadas, institutos técnicos e tecnológicos e as empresas em geral, oferecendo oportunidade de trocas de experiências para inovação no campo da ciência e da tecnologia, visando estimular a interação entre parceiros e atores do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação local para o surgimento de soluções inovadoras no longo prazo, transformando Rondonópolis em uma região criativa tendo como pilar de desenvolvimento, pesquisa e inovação.
Na abertura do evento, às 17 horas, haverá o lançamento do núcleo Startup Rondonópolis e do SW – Startup Weekend, programado para 21 a 23 de outubro, e o anúncio da parceria com o Instituto Endeavor, bem como a assinatura do termo de parceria para a implementação do Polo de Inovação Tecnológico de Rondonópolis, firmado entre a prefeitura de Rondonópolis e o Governo de Mato Grosso.
A partir das 19 horas, tem início do painel "Startups – Para o fortalecimento do ecossistema local de empreendedorismo e inovação”, com um time de palestrantes composto por Luiz Candreva, mentor do SP Stars e CEO da EZPark, que fala sobre o conceito de startups; Cezar Macegoza, CEO da SaveGrid Energia Inteligente, plataforma orientada a serviços que oferece uma solução de hardware e software para monitoramento do consumo e da qualidade da energia elétrica; e Carlos Pirovani, da EstudaVest, uma plataforma de resolução de questões online para estudantes do ENEM e Vestibulares.
O Sebrae leva ainda para a FECITI uma estação móvel do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) com todo o conteúdo disponível no Centro e soluções de sustentabilidade para os pequenos negócios. O público poderá acessar vídeos, cartilhas, infográficos, práticas sustentáveis, cases e conhecer o trabalho desenvolvido no centro que é referência no tema para todo o Sistema Sebrae e para os empresários.
A programação do segundo dia da feira é composta com cinco palestras. A primeira, às 8 horas, será de Luiz Candrev, da StarTUp eZPark, com o tema "Disruptive Business Models – Os negócios do futuro e o futuro dos negócios”. Maria Flávia, mestre e doutoranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Social faz duas palestras, uma sobre "Estratégias de Marketing Digital” (das 9:15h às 10h30) e a outra "Tecnologia e Humanização da Educação” (das 13:30h às 15h). "Revolução da Educação através da Tecnologia e Robótica” é o tema a ser abordado por Márcio Okabe, fundador da Sociedade Brasileira de Apresentações Profissionais (SBAP), Academia Konfide e Elementa.
Da programação constam ainda a oficina "Criação de Jogos Independentes (Indie)”, com Maikel Neris, da Decode Agência Web. De 11 às 12h30, os participantes vão trabalhar uma visão geral sobre a criação de jogos do universo Indie e terão a oportunidade de criar um jogo ao vivo. No período da tarde, a partir das 15 horas, está programado o Pithc – Validação das Ideias com potencial de negócio. No encerramento, às 17h, será feita a entrega das premiações aos vencedores do FECITI e do Campeonato de Games SIUD, e show de Juninho e Miguel, com participação especial de Yara Figueiredo.