SBGG-MT realiza evento no dia 1°de Outubro, Dia Internacional do Idoso

Redação PH

Redação PH

ministério da saúde convoca o cidadão para que no novo ano o combate ao mosquito faça parte da rotina

SBGG-MT realiza evento no dia 1°de Outubro, Dia Internacional do Idoso

Como parte das comemorações do Dia Internacional do Idosoque esse ano tem como tema “Por uma velhice sem preconceitos”, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Mato Grosso realiza um evento no Parque Tia Nair a partir das 7h30, no sábado (1º). A campanha visa provocar na sociedade uma reflexão sobre a perspectiva da velhice e de como ela tem lidado com os idosos.

“O envelhecimento, além de perdas e alterações fisiológicas, traz mudanças nos papéis sociais do idoso, assim como uma necessidade de adaptação a essas perdas, emboraidade avançada não impliquenecessariamente em dependência”, afirma o geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-MT) Denis Milanello.

Denis explica que muitas doenças podem ser prevenidas ou retardadas,principalmente se forem diagnosticadas precocemente. Mas em geral tudo isso depende da adoção de medidas comportamentais saudáveis desde idade mais jovem, reflexodo estilo de vida escolhido. “A OMS define Envelhecimento saudável como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar em idade avançada”, comenta. "Cada vez mais se nota que os idosos estão mais ativos, independente e mantendo sua autonomia por mais tempo", completa o médico.

O geriatra diz queo aumento da expectativa de vida e o fenômeno do envelhecimento populacional têm feito muitas pessoas repensarem suas vidas e encararem esses anos de forma antes não imaginada, como aprender nova língua, procurar um novo emprego, fazer nova faculdade, e até buscar por novas paixões. E que acabou aquele padrão rígido da aposentadoria e da falta de objetivos, de fazer tricô atarde toda ou somente cuidar dos netos. “Hoje o idoso quer realizar novas experiências, com respeito à sua autonomia e aos novos valores de vida, para se atingir o bem estar. Essa tem se tornado uma nova tendência do adulto mais velho nos dias de hoje, não devendo mais ser visto como um ser frágil e improdutivo”, completa.

Contudo, opreconceito à idade avançada ainda existe, e somente serácombatidomediante a uma nova compreensão do envelhecimento. Políticas públicas voltadas para as necessidades dessa população precisam ser desenvolvidas, em todos os setores da sociedade. "É precisoacabar com rótulos e estigmas sobre o envelhecimento. Eé através de campanhas como essa, que levam a informação e o conhecimento à população e aos formadores de opinião, que poderemosderrubar os conceitos ultrapassados sobre a velhice", afirma o médico geriatra.

O EVENTO – Para a data não passar em branco, a SBGG-MT fará uma ação no Parque Tia Nair com esclarecimentos sobre envelhecimento, quebrando paradigmas e estigmas sobre ele, com aulas de yoga, alongamento, dança senior, além de orientação nutricional e informações sobreatividade física nesse momento da vida.

Também serão ofertadas atividades como jogos e desafios aos participantes, com sorteios de brindes, e ainda aferição da pressão arterial aos interessados.

A participação é gratuita.

+ Acessados

Veja Também