Saúde de Rondonópolis mantém serviços de controle do Aedes aegypiti com medidas de segurança

Foto: Assessoria

Saúde de Rondonópolis mantém serviços de controle do Aedes aegypiti com medidas de segurança

Buscando um controle sobre os crescentes casos de dengue em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde mantém os agentes de combate às endemias nas ruas, porém com orientações de prevenção para evitar o contágio pelo coronavírus.

Como o serviço de combate à proliferação do Aedes aegypiti é determinante para o controle dos casos de dengue, a atuação das equipes de combate às endemias é essencial para a saúde pública.

A Saúde destaca que os agentes de endemias não devem entrar nas residências onde habitam idosos com mais de 60 anos e reportar em relatório a situação. Nas demais casas, a orientação é de que a vistoria ocorra apenas nos quintais evitando entrar nas residências para garantir maior segurança aos moradores e trabalhadores.

Os agentes também estão orientados a não tocar nas pessoas e manter distância segura. Contudo, as orientações a população sobre medidas de combate ao mosquito devem ser mantidas.

A Secretaria de Saúde de Rondonópolis ressalta ainda que está providenciando máscaras e demais equipamentos de segurança para os agentes de combate às endemias, mesmo com as dificuldades atuais para aquisições desses equipamentos, devido a grande demanda verificada em todo o Brasil com a pandemia do coronavírus.

As ações para o combate à dengue devem envolver ainda novas medidas. A Secretaria de Saúde solicitou ao Governo do Estado permissão para a realização do “fumacê” na cidade, e para que isso seja efetivado está em elaboração um plano de contingência da dengue que será encaminhado ao Governo de Mato Grosso.

Mutirões de limpeza

As medidas de contenção do Aedes aegypiti também envolvem a realização de mutirões de limpeza em vários bairros da cidade, que está sendo feito pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) desde a última semana.

Apoio da população

A Saúde volta a solicitar o apoio de toda população que deve manter os quintais limpos, sem qualquer recipiente que possa acumular água. No combate à dengue, o papel das pessoas é fundamental.

Número de casos

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica de Rondonópolis, foram registrados de janeiro até 27 de março, 457 casos de dengue na cidade, deste 25 casos foram de dengue com sinais de alarme, com o registro de uma morte por dengue grave (hemorrágica).

+ Acessados

Veja Também