Saúde cardiovascular: entenda como seus hábitos podem melhorar sua vida

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Foto: Pexels

Saúde cardiovascular: entenda como seus hábitos podem melhorar sua vida

Quando o assunto é saúde do coração, o estilo de vida é um fator determinante. Os nossos hábitos diários e nossa alimentação estão intimamente relacionados a nossa capacidade de desenvolver um problema cardiovascular.

Por isso, se quisermos ter uma vida ativa, sem restrições e sem problemas cardiovasculares, que podem limitar o nosso estilo de vida, o primeiro passo é mudar a alimentação, inserindo alimentos antioxidantes, um dos benefícios da uva.

Se você quer saber quais os hábitos e alimentos que podem ajudar a melhorar a saúde do seu coração e trazer mais longevidade à sua vida, neste artigo vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar.

Tenha uma alimentação rica e variada

Inserir frutas, verduras e legumes na alimentação está associada à diminuição de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O melhor é dar prioridade para os pedaços dos alimentos em vez de apenas tomar o suco.

Legumes, verduras e frutas possuem micronutrientes e bioativos que ajudam a fortalecer o sistema cardiovascular, prevenindo as doenças. Por isso, o melhor é que sejam consumidos na sua forma fresca, congelados ou secos.

Dê preferência às fontes saudáveis

Alimentos ricos em proteínas são ótimos para evitar problemas no coração, por isso, insira carne, frango, ovos e proteínas de origem vegetal, como feijão, outras leguminosas e nozes, o importante é balancear a dieta.

Lembre-se de estar atento quando for escolher, para evitar alimentos ultraprocessados, com excesso de conservantes, gorduras saturadas, estabilizantes e aditivos que podem fazer mal a saúde do coração e do corpo em geral.

Outra boa opção é consumir peixes e frutos do mar, além dos laticínios com baixo teor de gordura. E quando for procurar por carnes, prefira os cortes mais magros, deixando de lado os ultraprocessados e processados (também chamados de embutidos), como salsicha, salame, presunto, carne curada e outros.

Reduza o consumo de alimentos e bebidas ricas em açúcar

Consumir doces, refrigerantes e alimentos que contêm glicose, dextrose (encontrado em muitos iogurtes no mercado), sacarose, xarope de milho e outros, podem aumentar o risco de doença cardiovascular e outras doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e excesso de peso.

Mude seus hábitos e mude sua vida!

Além de mudar a alimentação, é preciso mudar os hábitos, pois estes influenciam diretamente na saúde do coração e no corpo de forma geral. Afetando positivamente, principalmente os nossos músculos, que distribuem oxigênio e nutrientes para todo o corpo. Entre os hábitos que melhoram o sistema cardiovascular, podemos citar:

  • exercícios físicos regulares: ele ajuda na manutenção do peso, tonifica os músculos, fortalece os ossos do corpo, melhora a condição dos vasos sanguíneos e do coração e ajuda a controlar a pressão arterial;
  • evite o cigarro: esse item é responsável por inúmeros problemas respiratórios e pelo surgimento de câncer, além de afetar diretamente o coração. Quando uma pessoa deixa de fumar, o risco de ter um infarto cai pela metade em um ano;
  • consuma álcool com moderação: beber em excesso pode trazer inúmeros prejuízos ao sistema cardiovascular, causando danos às células do coração e aumentando a pressão arterial;
  • aprenda a controlar o estresse e a tensão: o estresse causa o disparo de substâncias como adrenalina, cortisol e noradrenalina, que podem causar aumento da pressão arterial e de arritmias no coração;
  • durma bem e o suficiente: as pessoas têm necessidades diferentes de sono por noite. Além disso, as mulheres precisam dormir mais que os homens para repor a energia. Ter uma boa noite de sono ajuda a regular a pressão e protege o coração;
  • mantenha a pressão sob controle: controlar a pressão arterial para que ela fique dentro do padrão aceitável (pressão sistólica a 140 mmHg ou pressão diastólica a 90 mmHg) é imprescindível.

+ Acessados

Veja Também