São José dos Campos é polo de tecnologia e atrai empresas inovadoras

São José dos Campos é polo de tecnologia e atrai empresas inovadoras

São José dos Campos faz parte do enorme estado de São Paulo. Está a exatos 81 km de distância da capital homônima. Para somar, também é conhecida como a cidade sede do Vale do Paraíba Paulista, que nada mais é do que uma lista de mesorregiões e microrregiões de São Paulo e possui atualmente 737 mil habitantes.

Um ponto extremamente positivo de São José dos Campos é a possibilidade de chegar facilmente por terra. É possível, por exemplo, sair da Rodoviária Novo Rio — situada no estado do Rio de Janeiro — e seguir até a metrópole paulistana, que é a quinta mais populosa de todo o estado.

Mas o que está chamando atenção, atualmente, não é o seu lindo centro histórico ou a sua geografia privilegiada, mas, sim, o verdadeiro polo de tecnologia que está se formando na cidade. Para se ter ideia, é o maior do país e abriga empresas globais — o que atrai novos empregos e turistas para São José dos Campos.

Quer conhecer um pouco mais sobre o principal atrativo de São José dos Campos e saber por que a cidade está disparando como um polo nacional? Basta seguir a leitura até o final para descobrir tudo!

Sobre o Parque Tecnológico de São José dos Campos

O Parque Tecnológico de São José dos Campos é um dos maiores centros de inovação e empreendedorismo do Brasil e fomenta programas de apoio a ciência, tecnologia e outras áreas fundamentais para suas empresas e instituições.

O Tech Park está em uma das mais importantes cidades tecnológicas do Brasil: São José dos Campos (SP). Localizada no eixo Rio-São Paulo, a região possui um dos maiores PIBs do Brasil.

Criado em 2006, o Tech Park apoia empresas inovadoras com instalações modernas e diversos recursos institucionais e infraestruturais, estabelecendo conexões e viabilizando políticas, abrangendo 15 milhões de m² e abrigando 300 startups, empresas e instituições vinculadas ao PqTec.

Ali estão localizadas micro, pequenas, médias e grandes empresas, em sua maioria engajadas em algum tipo de pesquisa ou inovação. Seus residentes incluem organizações como Visiona, Embraer e Boeing, entre outras.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos também abriga uma incubadora e aceleradora de startups e institutos de ensino e pesquisa como o Centro Nacional de Monitoramento e Alarme de Desastres Naturais (Cemaden) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outras grandes instituições.

O enorme parque possui três laboratórios multiusuários com gestão própria: Centro de Desenvolvimento em Manufatura, Laboratório de Simulação e Sistemas Críticos e Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética e Interferência.

Empresas que fazem parte do Parque Tecnológico

A ligação com as empresas promovidas pelo Tech Park não se limita aos residentes nos seus quatro centros empresariais. Existem também empresas associadas a Clusters Industriais geridos pelo Tech Park. Veja algumas abaixo.

  • Omnisys: subsidiária do Grupo Thales no Brasil desenvolveu o Transmissor AWDT Banda X e sua Antena. Também foi responsável pelo desenvolvimento de hardware e software de testes para a Unidade de Telemetria Remota (RTU), dispositivo que realiza a aquisição remota de telemetria e a distribuição de comandos associados aos equipamentos e subsistemas embarcados no satélite.
  • Fibraforte: elaborou o subsistema de propulsão, feito para alterar a velocidade do satélite, o que garanta a correta inserção e manutenção de sua órbita nominal. É associada ao Cluster Aeroespacial Brasileiro.
  • AEL Sistemas: faz parte do Projeto Setorial Aeroespacial Brasil, gerenciado pelo Tech Park. Desenvolveu os conversores DC/DC, responsáveis ​​por converter os níveis de tensão elétrica exigidos para alimentar os sistemas de satélites.

+ Acessados

Veja Também