Saiba tudo que você precisa para começar a praticar motocross

Pexels.com

Saiba tudo que você precisa para começar a praticar motocross

Para os amantes de velocidade e de motocicletas, o motocross é o esporte perfeito. Ele oferece a dose certa de aventura, adrenalina e emoção para os seus praticantes, sendo uma das modalidades esportivas mais radicais e conhecidas do planeta.

Entretanto, por ser um esporte que envolve alta velocidade e uma série de manobras arriscadas, é fundamental utilizar os acessórios obrigatórios para garantir a segurança do piloto. Com eles, o praticante desfruta da prática expondo seu corpo a riscos menores, podendo, assim, evitar lesões que comprometam o seu dia a dia.

Abaixo, veja quais são os equipamentos para motocross indispensáveis para começar a prática.

Capacete

O primeiro item, claro, é o capacete, equipamento obrigatório, que também é o mais importante ao praticar o motocross. Normalmente, os motociclistas usam o modelo off road, uma vez que ele oferece proteção também para o queixo, garantindo muito mais segurança para o condutor em caso de quedas e acidentes.

Devido à sua importância, a escolha do capacete demanda muita atenção por parte do motociclista. Ele precisa perceber se o acessório não está muito largo ou muito justo em sua cabeça, uma vez que isso pode fazer com que ele fique balançando e até mesmo saia da cabeça.

Óculos

Entretanto, o capacete off-road não conta com viseira. Por isso, é necessário utilizar também um óculos para proteção dos olhos, complementando a proteção da cabeça. A sua utilização é importante, pois eles protegem os olhos contra insetos, partículas de poeira e pedras que podem entrar em contato, evitando lesões e acidentes mais graves.

Colete

O uso do colete também é importante e não deve ser negligenciado. Ao praticar o motocross, os ombros e o tórax ficam expostos a possíveis acidentes e, por serem regiões sensíveis do corpo, precisam de proteção extra. Dessa forma, o piloto precisa utilizar um colete capaz de absorver os impactos de eventuais quedas.

Roupa

Já para garantir a proteção do corpo, é necessário que a roupa utilizada cubra ele todo. Sobre o colete, a recomendação é que se use uma camiseta de manga longa para proteger tórax, ombros e braços.

A calça também deve ser longa para a proteção das pernas, mas é importante que ela tenha um reforço nos quadris, região que precisa de mais proteção no motocross. Ambas as peças precisam ter boa ventilação, para garantir o conforto do condutor.

Botas

As botas também são indispensáveis para praticar o motocross com segurança. Nesse caso, é necessário escolher aquelas que possuem proteção nas canelas e que tenham ponteira de metal no bico. O tamanho também deve ser acertado para que ela não fique frouxa nos pés, além de oferecer o conforto necessário.

Luvas, joelheiras e cotoveleiras

O motocross também exige que o piloto use equipamentos para proteger as mãos, os joelhos e os cotovelos em caso de quedas, protegendo essas regiões de lesões. Assim, é fundamental utilizar luvas, joelheiras e cotoveleiras bem ajustadas para praticar o esporte com mais segurança.

Moto

Por fim, mas não menos importante, a prática do motocross só é possível se o piloto utilizar uma moto adequada para esse esporte. Nesse caso, o veículo precisa ser um modelo do tipo off-road, que tenha uma ótima suspensão, capaz de enfrentar desafios como subir rampas e saltar obstáculos.

De uma maneira geral, é possível dar os primeiros passos no motocross com um modelo de 125 cc de 2 tempos. Se necessário, uma boa dica é recorrer a um mecânico para que ele faça os ajustes na moto, como a regulagem da suspensão para que ela seja propícia para a prática.

+ Acessados

Veja Também