Saiba mais sobre a queda da líbido masculina e suas consequências

Mike Alves

Mike Alves

Saiba mais sobre a queda da líbido masculina e suas consequências

A libido é definida como o nível de desejo sexual geral de uma pessoa e varia naturalmente ao longo de nossas vidas. Nos homens, assim como com as mulheres, também pode ocorrer a falta de desejo sexual, que pode ser causada por fatores psicológicos ou biológicos.  

Inclusive, a falta de libido masculina ainda é um tema tabu, já que o desejo sexual é muito mais relacionado ao universo masculino, em que os homens estão sempre dispostos e prontos para terem relações sexuais a qualquer hora. 

No entanto, a realidade é diferente, pois há situações na vida que podem interferir no desejo sexual de qualquer pessoa, em qualquer idade, principalmente em decorrência do envelhecimento, fadiga ou ansiedade, o que é perfeitamente normal. 

Já em outros casos, a diminuição do desejo sexual parece se tornar crônica, causando frustrações, e situações desse tipo levam algumas pessoas a ver sua qualidade de vida diminuída.  

Mas não precisa perder as esperanças, pois independentemente da idade, o quadro pode ser revertido e o tratamento para falta de libido pode ser realizado em Goiânia. Entenda melhor a seguir. 

Pontos-chave

  • A baixa libido pode afetar os relacionamentos e a autoestima de uma pessoa, além de causar o enfraquecimento do vínculo do casal. 
  • Suas causas envolvem fatores fisiológicos, psicológicos e socioculturais. 
  • O tratamento, dependendo do que o causa, se concentrará na educação sexual, terapia psicológica ou hormonal. 

O que você deve saber sobre baixa libido

A ausência de desejo sexual pode ser uma causa de angústia na pessoa que sofre com isso, e também levar a uma deterioração das relações interpessoais.  

Abaixo respondemos as perguntas mais comuns que os leitores fazem sobre o assunto. 

O que significa ter baixa libido?

Antes de discutir as causas, vamos falar primeiro sobre o que a baixa libido é e não é. Os homens muitas vezes confundem baixa libido com disfunção erétil. 

Essa é a incapacidade de obter ou manter uma ereção. Já a libido é simplesmente o seu desejo por sexo.  

Embora a disfunção erétil e a baixa libido possam ocorrer ao mesmo tempo e muitas vezes estejam intimamente ligadas, são problemas bastante diferentes. 

Sua libido é alimentada em parte por sua saúde física geral, incluindo seus genes e hormônios, como a testosterona.  

Mas nem tudo é biológico. Fatores psicológicos como estresse e ansiedade também influenciam seu interesse pelo sexo, assim como fatores físicos, como doenças crônicas. 

Não querer sexo em alguns momentos, ou querer menos do que sua parceira não é suficiente para pensar em uma falta de libido masculina. Apenas, quando isso causa algum tipo de frustração para ambas as partes. 

O desejo por sexo também cai naturalmente até certo ponto, à medida que envelhecemos, mas não há razão para que ele necessariamente desapareça completamente, mesmo em seus 60, 70 anos e além. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) refere-se à saúde sexual como “Um estado de bem-estar físico, mental e social relacionado à sexualidade”.  

Quais são as causas de uma baixa libido?

Existem diferenças em como a diminuição do desejo sexual ocorre em homens e mulheres, por isso, mais tarde, abordaremos as causas de acordo com o gênero de uma maneira mais específica.  

Mas, em geral, podemos dizer que uma baixa libido pode envolver fatores físicos, psicológicos e socioculturais. 

Como a falta de sono, por exemplo, que afeta os níveis de testosterona. Baixos níveis de testosterona podem levar à falta de desejo sexual e disfunção erétil. 

Dentro dos físicos pode ser considerada idade, funcionamento hormonal, várias doenças e interações medicamentosas.  

Mas também pode ser devido a um relacionamento ruim, estresse, experiências insatisfatórias ou uma experiência sexual traumática no passado. 

Tipos de falta de libido 

É importante mencionar que a falta de libido masculina em Goiânia pode se apresentar de diferentes formas e nos permite fazer a seguinte classificação: 

  • Falta de desejo primário: quando a pessoa sempre mostrou pouco interesse em sexo e quase não tem comportamentos para fins sexuais. 
  • Falta de desejo secundário: perda súbita da libido, com baixa ou nenhuma frequência de desejo sexual ou ereções. 
  • Falta generalizada de desejo: quando a pessoa não sente desejo sexual por ninguém. 
  • Falta de desejo situacional: se a pessoa geralmente sente desejo sexual em uma base regular, mas é diminuído em uma situação ou com uma pessoa específica. 

Quais são os sintomas de uma baixa libido?

O sintoma comum e predominante é o desinteresse pela vida sexual.  

Esse desinteresse pode ser apresentado como a falta de resposta a situações eróticas que antes eram estimulantes e também como: 

  • Assexualidade, não sentir nenhum tipo de atração sexual. 
  • Falta de motivação para problemas sexuais. 
  • Ausência de fantasias sexuais. 
  • Rejeição de estímulos sexuais. 
  • Baixa frequência sexual. 
  • Comportamentos evitativos com o parceiro para evitar ter encontros sexuais. 

Antes de definir um tratamento para falta de libido, um diagnóstico deve ser feito para determinar a causa da falta de desejo sexual 

Possíveis causas da falta de libido masculina

Uma diminuição gradual do desejo sexual ocorre naturalmente à medida que envelhecemos e depende em parte do declínio hormonal.  

No entanto, às vezes, uma baixa libido não está relacionada à idade ou andropausa -menopausa masculina-, mas a uma condição subjacente ou a problemas de natureza psicológica ou situacional.  

Vejamos as possíveis causas abaixo. 

Causas Físicas:

  • Distúrbios de disfunção sexual, como problemas de ereção ou ejaculação precoce. 
  • Doença cardíaca coronária, doença renal, diabetes ou processos cancerosos. 
  • Certos tipos de medicamentos, incluindo antidepressivos, anti-histamínicos ou anticonvulsivantes. 
  • Alcoolismo ou abuso de tabaco e drogas. 

Hormonal:

  • Hipogonadismo ou deficiência de testosterona durante a idade jovem. 
  • Andropausa ou deficiência na produção de testosterona na idade adulta. 

Psicológico: 

  • Sequelas emocionais decorrentes de disfunção sexual. 
  • Experiências traumáticas. 
  • Problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade. 
  • Ideias culturais e religiosas. 

Situações:

  • Brigas não resolvidas ou conflitos com o parceiro. 
  • Situações rotineiras que geram tédio. 
  • Má comunicação das necessidades e preferências sexuais. 
  • Falta de conexão ou confiança com o parceiro. 

Quais são as consequências da queda da libido?

Embora ter baixa libido geralmente não seja um problema em si, pode afetar os relacionamentos e a autoestima das pessoas, principalmente dos homens que são conhecidos pelo ávido desejo e prontidão sexual, além de causar o enfraquecimento do vínculo do casal. 

Existem necessidades – como comer, beber ou dormir – que, quando não atendidas, o corpo emite sinais de alerta que não podem ser ignorados. Isso não acontece com o desejo diminuído.  

O corpo não expressa sua necessidade, a libido é canalizada para outras atividades e o desejo sexual é extinto. 

Tratamento para falta de libido em Goiânia: como resolver a falta de desejo sexual

Não é possível prevenir a falta de desejo sexual, é algo que flutua naturalmente ao longo de nossas vidas e é condicionado por diferentes fatores. Mas pode ser tratada em Goiânia no caso de ser uma condição persistente.Goiânia 

Quanto ao tratamento para falta de desejo sexual em Goiânia, um diagnóstico deve primeiro ser feito para determinar a causa. 

Isso seria baseado no exame físico do paciente e anamnese. Se necessário, uma avaliação hormonal e psicológica também pode ser realizada. Devido à sua origem multifatorial, às vezes não é fácil de definir: 

  • Se for devido a drogas, sua retirada ou substituição será recomendada. 
  • Se houver um déficit hormonal, a terapia de reposição será recomendada. 
  • Psicoterapia e educação sexual são aconselháveis na maioria dos casos. 
  • Se a diminuição da libido é uma consequência de outros distúrbios sexuais, estes devem ser avaliados e tratados. 

Embora com a idade haja uma diminuição na atividade hormonal, sentir desejo e desfrutar de uma vida sexual satisfatória não se limita à juventude. 

Você também está sofrendo com a falta de desejo sexual e deseja realizar o tratamento para falta de libido?  

Então visite o site da clínica em Goiânia Prime Medical Center, e agende já uma consulta. 

Essa clínica é especialmente dedicada à saúde sexual masculina, e dessa maneira, presta atendimento de alta qualidade para homens que sofram qualquer tipo de disfunção sexual, que prejudique a satisfação e prazer na “hora H”. 

Todos os  tratamentos da clínica Prime Medical Center em Goiânia, são realizados com bases científicas, ou seja, eles funcionam e resolvem o problema.  

Além disso, são prestados de forma humanizada e personalizada para cada indivíduo, sempre preservando a privacidade dos pacientes por meio de ambientes isolados, e cabines individuais. 

Conclusão

Vimos que o desejo sexual aumenta ou diminui ao longo da vida diante de certos fatores e isso é natural. Mas se ocorrer persistentemente, pode ser um indicador de que algo não está certo. 

A queda da libido é um problema complexo que pode envolver componentes físicos, psicológicos e socioculturais. Conhecer as causas permitirá que você determine o tratamento adequado.  

Esperamos que tenha gostado deste artigo. Se assim for, compartilhe-o através de suas redes sociais para que seja útil para mais pessoas. 

+ Acessados

Veja Também