A confeitaria é um dos ramos que mais atraem vendedores informais. E muitos desses vendedores têm o sonho de seguir na confeitaria, mas possuem dúvidas de como sair da informalidade e se profissionalizar na área. Com mais experiências, técnicas, materiais e ingredientes corretos, é possível se destacar e mostrar através do produto pronto, a qualidade de um confeiteiro.
Um dos principais diferenciais de um confeiteiro, é utilizar os equipamentos apropriados para determinadas receitas. A batedeira planetária, por exemplo, entregará um serviço muito mais qualificado do que um fouet manual. Utilizar formas corretas e variadas, agregará mais valor ao produto final, assim como utensílios próprios para decoração.
Em um primeiro momento pode parecer muita coisa, mas aos poucos e com as dicas certas, certamente você conseguirá se aventurar no mundo da confeitaria.
Primeiro passo: aperfeiçoe-se
Como falamos anteriormente, muitos daqueles que começam a vender doces por qualquer razão que seja, têm o desejo de tornar o trabalho mais profissional. E, quando falamos em confeitaria, é preciso se especializar.
Por mais técnicas e processos que você possa conhecer, o mundo da confeitaria exige alguns processos que podem ser desconhecidos. Dessa forma, procurar por cursos profissionalizantes, que vão te ensinar o passo a passo das mais diferentes técnicas, aumentando assim o seu leque de atuação, é fundamental.
Vale ressaltar que essas técnicas se renovam e se aperfeiçoam ao longo dos anos e, mesmo que você já tenha feito um curso específico ou já trabalhe na área, é sempre interessante manter os estudos com frequência para entregar novidade e evolução no seu trabalho.
Equipamentos indispensáveis
Aventurar-se na confeitaria exige muito estudo, não só teórico, como prático também. Por isso, nada melhor do que colocar a teoria em prática com os equipamentos corretos e que entregarão mais qualidade aos seus produtos. Com alguns desses materiais, você já pode dar início ao seu projeto.
Ao escolher sua batedeira, opte pela batedeira planetária. Além de mais moderna, é um equipamento eficiente para misturar uniformemente as massas com mais velocidade, sendo excelente para doces e pães.
Já para assar seus produtos, procure por formas de tamanhos e formatos variados. As específicas para pudins ou com fundo removível para tortas, por exemplo, precisam estar em sua cozinha, pois assim você aumentará sua cartela de opções.
Não se esqueça dos itens de decoração, como bicos de confeiteiro, saco de confeitar, glacê e corantes alimentícios. São essas peças que lhe permitirão enfeitar seus doces com todo o capricho e beleza.
Por fim, é importante também ter em mãos utensílios de medição como xícaras, colheres medidoras e balanças, assim como itens de rotina, como espátula de silicone, timer, pano de prato e papel-manteiga.
Atente-se aos ingredientes
Não há nada mais desanimador para os clientes do que provar um determinado produto e perceber logo de cara que os ingredientes não são os melhores. Evidentemente, algumas opções acabam saindo fora do orçamento de quem está começando, mas esse é um ponto de atenção importante, pois são esses ingredientes que deixarão o seu produto com a textura e o sabor ideal.
Dessa forma, ao escolher os chocolates, certifique-se de que o produto é de boa qualidade e, se não for o melhor, que tenha sabor agradável. Faço o mesmo com as frutas, pois elas precisam ser frescas para realçar o sabor. Opções secas ou congeladas também podem ser utilizadas, desde que estejam com o sabor intacto.
Além desses dois ingredientes, em sua cozinha não pode faltar farinha, açúcar, ovos, manteiga, leite, fermento e extrato de baunilha. Lembre-se de sempre conferir o rótulo dos produtos e escolher aqueles com a menor quantidade de conservantes e aditivos.
Domine as receitas
A confeitaria pode ser extremamente complexa dependendo da receita escolhida. Se você ainda está iniciando nesse mundo de forma profissional, antes de partir para as receitas complexas, domine as mais simples e pratique com a batedeira planetária. Pratique bastante e aprenda com os erros, tanto para corrigir nessa fase atual quanto para saber lidar com as opções mais complicadas.
Uma dica importante nesse momento é anotar o passo a passo da receita e escrever também qual foi o seu erro naquele determinado produto. Ao analisar e entender em que ponto você errou, será muito mais fácil corrigir na próxima tentativa. Isso vale tanto para um simples brigadeiro quanto para um complexo mil-folhas.
Ademais, seja em seu curso, seja em conversas com chefs mais experientes, peça ajuda sempre que achar necessário. Lembre-se de que você está começando a se profissionalizar na confeitaria e erros são completamente normais. É importante não desistir, estudar bastante e persistir no objetivo. Com essas dicas simples, você poderá ter um panorama geral de como começar e evoluir nesse ramo tão saboroso.





