Rondonopolitano tem dia decisivo em disputa por cargo de desembargador

Picture of Lucas Perrone

Lucas Perrone

Advogado concorre em disputa por cargo de desembargador

Rondonopolitano tem dia decisivo em disputa por cargo de desembargador

Advogado é o único representante de Rondonópolis entre os 22 concorrentes na escolha da lista sêxtupla da OAB-MT para o Quinto Constitucional.

Compartilhe:

O advogado rondonopolitano Stalyn Pereira Paniago tem, nesta quarta-feira (8), um dia decisivo na disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realiza hoje a sessão pública de arguição e escolha da lista sêxtupla, que definirá os seis nomes indicados pela instituição. A escolha será feita pelos conselheiros seccionais titulares.

Stalyn disputa a vaga com outros 21 advogados, sendo o único representante de Rondonópolis na lista — a maioria dos concorrentes é da capital, Cuiabá.

PARIDADE DE GÊNERO E SISTEMA ELETRÔNICO

Pela segunda vez consecutiva, o processo respeitará a paridade de gênero, sendo escolhidos três advogados e três advogadas.
O resultado será divulgado imediatamente após a votação eletrônica, que apontará na tela o voto de cada conselheiro participante.

A disputa é pela cadeira deixada pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva, que se aposentou recentemente.

COMO SERÁ A SESSÃO

A sessão está marcada para as 13 horas, na sede da OAB-MT, em Cuiabá, e será conduzida pela presidente da entidade, Gisela Cardoso.
O rito segue o que está previsto no Provimento 102/2004 e na Resolução 500/2025.

A pauta se inicia com o julgamento de três pedidos de impugnação e um recurso.
Em seguida, será feita a leitura da relação definitiva de candidatos habilitados no processo.
Logo depois, um sorteio definirá a ordem de arguição dos candidatos, que serão avaliados pela Comissão de Arguição, composta por três conselheiros seccionais titulares, nomeados no momento pela diretoria da OAB-MT.

VOTAÇÃO E RESULTADO

Após as arguições, os conselheiros darão início à votação eletrônica, cujo resultado será gerado automaticamente pelo sistema.
Para ser eleito, o candidato ou candidata precisará de metade mais um dos votos dos conselheiros presentes.
Caso isso não ocorra na primeira rodada, poderão ser realizados até quatro escrutínios, conforme prevê o Provimento 102/2004.

ETAPAS FINAIS

Encerrada a votação, a presidente da mesa proclamará o resultado, com a leitura da lista sêxtupla — composta por três homens e três mulheres — que será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

No TJMT, a lista será reduzida a uma lista tríplice, e, por fim, caberá ao governador de Mato Grosso homologar o nome do advogado ou advogada que ascenderá ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também