Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, até a semana passada, somente 35% das crianças de Rondonópolis que precisam tomar a vacina contra a poliomielite, foram imunizadas.
De um total de 14.449 crianças entre um e cinco anos que deveriam ser imunizadas na cidade, somente 5.125 receberam a vacina. A adesão é tão baixa que levou a Pasta a prorrogar a campanha de vacinação, que havia sido encerrada na última sexta-feira (30).
Ontem (6), a Secretaria de Saúde do Pará anunciou que investigava um caso suspeito da doença em um menino de 3 anos. Hoje (7), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, descartou que o caso suspeito registrado no Pará seja poliomielite.
Queiroga afirmou que o mais provável é ter havido um evento adverso à vacina oral, ou seja, qualquer ocorrência médica indesejada e que não possui relação causal com imunização.
O Brasil não registra caso de polio desde 1989. Contudo, devido a baixa procura pela vacina pelo mundo, vários países já registram a presença do vírus que causa a paralisia infantil.
IMUNIZAÇÃO
A vacina contra a paralisia infantil está disponível em todas as unidades de saúde de Rondonópolis. O horário de atendimento para vacinação é das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda à sexta-feira.