Rondonópolis reduziu em 28,6% as queimadas urbanas em comparação ao mesmo período de 2021

Redação Primeira Hora

Redação Primeira Hora

Foto: Climainfo

Rondonópolis reduziu em 28,6% as queimadas urbanas em comparação ao mesmo período de 2021

O município de Rondonópolis obteve uma redução de 28,6% no volume de queimadas urbanas em 2022, em comparação com o mesmo período avaliado em 2021. Entre os dias 1º de janeiro a 30 de setembro, foram 300 registros de queimadas identificados em 2021. Já em 2022, foram 214 registros.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a considerável redução é resultado da política do Estado de prevenção aos incêndios florestais e queimadas urbanas, da execução do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais, preconizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, bem como das ações do Comitê Municipal do Fogo.

No Comitê, diversos órgãos vocacionados à preservação do meio ambiente se reúnem para deliberem a cerca de medidas de prevenção, resposta e fiscalização contra as queimadas e incêndios florestais.

Dentre as ações realizadas no município de Rondonópolis em 2022, podem-se destacar as campanhas educativas nas escolas municipais e estaduais; notificações para limpeza dos terrenos urbanos do município e realização de inserções nas mídias proferindo medidas de prevenção e apresentando os malefícios do uso irregular do fogo à população.

A estruturação e operacionalização de uma Sala de Situação Descentralizada, que realiza monitoramento diuturnamente no município via satélite, as capacitações e aperfeiçoamentos dos militares da corporação e também do público externo e a contratação de brigadistas para atuar no período de estiagem de julho a outubro, também são apontados como fatores para obtenção do bom resultado.

+ Acessados

Veja Também