Rondonópolis pode ter inflação de candidatos para AL em 2026

Picture of Lucas Franco Perrone- Primeira Hora

Lucas Franco Perrone- Primeira Hora

Fachada da Assembleia Legislativa de Mato Grosso - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Rondonópolis pode ter inflação de candidatos para AL em 2026

Pelo menos dez nomes em condições de vencer articulam para entrar na disputa por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa

Compartilhe:


O processo eleitoral de 2026 promete ser um dos mais disputados em termos de candidatos a deputado estadual. Um levantamento do Primeira Hora aponta que a cidade de Rondonópolis pode ter até dez candidatos competitivos na busca por uma cadeira na Assembleia Legislativa (AL).

O PL, por exemplo, considera lançar uma superchapa de candidatos rondonopolitanos, aproveitando o excelente momento da direita na cidade e região. Um dos incentivadores para que o partido tenha candidatos para a Assembleia é o prefeito eleito, Cláudio Ferreira.

O empresário Odílio Balbinotti Filho, pode ser candidato ao governo pelo PL

A sigla ainda aposta na candidatura ao governo do empresário Odílio Balbinotti para turbinar os nomes da legenda.

O partido conta com pelo menos quatro nomes fortes para a disputa.

Podem disputar pelo PL

O primeiro nome seria o do empresário Neles Farias, conhecido como Neles do Operário Material de Construção. Ele está empolgado com a possibilidade de entrar na disputa. Neles tem o apoio da classe empresarial e a tradição de votos da Vila Operária, onde seu pai, Juscelino Farias, já foi vereador. Além disso, ele conta com o apoio do eleitorado evangélico.

Outro nome que o PL pode lançar é o do ex-vereador Zé Márcio Guedes, atual secretário-geral do partido em Mato Grosso. Zé Guedes já foi vereador em Rondonópolis e, caso decida concorrer, contará com o apoio das direções nacional e estadual do PL.

A vereadora Luciana Horta, a mais votada nas últimas eleições, também surge como um nome forte. Luciana foi a primeira mulher na história de Rondonópolis a liderar as estatísticas de votos em uma eleição municipal e a segunda mais votada nos 71 anos de emancipação da cidade.

Outro possível candidato do PL é o vereador de segundo mandato Paulo César Schuh, que também demonstra interesse na disputa. Ele teria como principal aliado o prefeito eleito, Cláudio Ferreira.

Deputados vão a reeleição

O deputado estadual Nininho, com base em Rondonópolis, deve buscar a reeleição, possivelmente pelo Republicanos, já que há especulações de que ele deixará o PSD. Com quatro mandatos consecutivos, Nininho deve intensificar seu trabalho na cidade para ampliar sua votação.

Outro nome que deve tentar a reeleição é o deputado Sebastião Machado Rezende (UB), que busca o sexto mandato na AL. Assim como Nininho, Sebastião pretende aumentar sua base de apoio em Rondonópolis.

Leia mais sobre o assunto: Cláudio deve apresentar a renúncia hoje para assumir Prefeitura

Pelo MDB, o deputado Thiago Silva tentará o terceiro mandato consecutivo. Ele aposta em um trabalho forte de mídia, aliado a projetos de infraestrutura e saúde na cidade, para conquistar votos.

PT terá candidato

Pelo PT, há grandes chances de o atual presidente da Câmara Municipal, Angelo Bernardino de Mendonça Júnior conhecido como Júnior Mendonça, entrar na disputa pela AL.

Podemos e Novo não descartam lançar nomes

O Podemos, que conta com o vice-prefeito Altermar Lopes e os vereadores eleitos Aliksson Reis e Gelsão da Saúde, também se organiza para lançar candidatos.

O Novo, que pela primeira vez elegeu vereadores na cidade, também não descarta a possibilidade de lançar nomes para a Assembleia. O partido tem como destaque o vereador Wesley Cláudio.

Suplente pode também entrar na disputa

O vereador Roni Magnani (PSB), que é suplente de deputado estadual e disputou as últimas eleições para a AL, também avalia voltar à disputa. Caso confirme sua candidatura, é possível que ele mude de partido.

O fator Pátio

Por fim, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio (PSB), tem sinalizado nos bastidores que seu projeto político para 2026 é voltar à Assembleia Legislativa. Pátio possui uma longa trajetória política, com dez mandatos eletivos: foi vereador em 1988, reeleito em 1992 e 1996; deputado estadual em 1998, reeleito em 2002 e 2006; prefeito em 2008; deputado estadual novamente em 2014; prefeito em 2016 e reeleito em 2020.

Pátio deve tentar vaga na Assemblia em 2026 Wheverton Barros

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também