Rondonópolis faz Dia “D” de vacinação contra o sarampo e convoca população para se imunizar

Foto: Wheverton Barros

Rondonópolis realizou no sábado (19) o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Mas quem ainda não pode levar as crianças para tomar a vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, ainda tem até a próxima sexta-feira (25), para ir até uma das unidades básicas de saúde do município. A meta de vacinação nesta etapa é de mais de 14 mil crianças.

A abertura do Dia “D” aconteceu na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Vila Rica. Na ocasião, o prefeito Zé Carlos do Pátio fez um apelo para que todos procurem uma unidade básica e tome a vacina.

“Eu conclamo todos que se vacinem, pois sem a imunização vidas estão em risco”, disse, e alertou que há preocupação com o não cumprimento das metas de vacinação em Rondonópolis, o que pode ocasionar a volta de doenças está então sem registros de ocorrência em função da falta de imunização.

“O sarampo é o exemplo de uma doença que quase não se registrava no Brasil e que voltou por causa da falta de cobertura vacinal e por isso, a população precisa entender que uma vacina pode evitar doenças e até sequelas graves e a morte”, reforçou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, explica que a atual campanha de vacinação tem como foco o sarampo, pois há uma epidemia da doença em vários estados do país. Contudo, ela destaca que todas as demais vacinas também são ofertadas nas unidades de saúde.

“Quem tiver dúvida quanto se já foi imunizado ou não contra o sarampo deve procurar uma unidade básica de saúde para conferir a caderneta de vacinação, porque se a população estiver imunizada fechamos a porta do nosso município para a ocorrência de várias doenças, entre elas o sarampo”, ressalta.

Segunda etapa

A partir do dia 18 de novembro terá início a segunda etapa de vacinação contra o sarampo, que segue até o dia 30 de novembro. Os jovens de 20 a 29 anos que ainda não foram imunizados devem procurar as unidades de saúde do município para tomar as duas doses da vacina tríplice viral.

O Dia “D” da segunda etapa de vacinação acontece no sábado (30 de novembro), também em todas as unidades de saúde, das 7h às 17h.