Rondonópolis é uma cidade cercada de grilos por todos os lados

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Rondonópolis é uma cidade cercada de grilos por todos os lados

Compartilhe:

Quem mora em Rondonópolis, com toda certeza, já percebeu nas últimas semanas que em algum cômodo da residência tem uma “cantoria” nada desejada. É uma constatação, o município literalmente foi invadido grilos.

A espécie presente, em quilos, na cidade é a do grilo preto (Gryllus assimilis). O animal não é venenoso, também não transmite doença, mas sua música do acasalamento, nada discreta, tem incomodado muita gente. “Chego em casa por volta das sete da noite, passo um pano em toda a casa, com água sanitária e álcool. Foi uma forma que encontrei de repelir esses bichinhos. Depois que termino de passar o pano, fecho tudo ainda vedo as frestas de portas e janelas. Outro dia um entrou, passei a noite em claro”, contou Cibele Aquino, moradora de região central da cidade.

Na região do Sagrada Família, a situação ainda é mais crítica, tem morador varrendo grilo e enchendo sacolas. “Teve uma noite, contei mais de 30, tudo dentro da minha casa. O jeito é deixar tudo fechado. Se um entrar complica, por que ele canta do lado de dentro e os outros respondem do lado fora”, relata Gilmar Pereira Aquino.

Biólogos explicam que a presença do animal, em uma quantidade excessiva, tem relação com o desamamento acelerado e a falta de predadores naturais. A situação deve melhorar com a mudança estação. Temperaturas mais baixas afugentam o bixo. Mas tudo indica que a sinfônica de grilos ainda continua por pelos menos umas três semanas.

Dicas

Para tentar manter os grilos longe de sua residência é recomendado que o lixo esteja sempre selado. Não mate lagartixas e aranhas (predadores naturais), deixe sempre a grama bem aparada. Diminuir a intensidade da luz também ajuda. A mistura de água sanitária, com álcool funciona. É importante limpar os móveis, pelo menos uma vez por dia. Na hora dormir tente vedar todas as frestas.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também