Rondonópolis perto de ser declarada cidade-irmã de potência chinesa

Lucas Perrone

Lucas Perrone

Rondonópolis perto de ser declarada cidade-irmã de potência chinesa

O prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio sancionou a Lei, aprovada na semana passada pela Câmara de Vereadores,  que reconhece“cidades-Irmãs”  Rondonópolis e Xiamen, localizada na China.

A cidade chinesa tem mais de 7 milhões de habitantes e fica em uma região portuária, nas proximidades de Taiwan. O local é um grande ponto de fluxo comercial da região. Xiamen trata-se de uma potência chinesa.

Esse é o primeiro passo para as duas cidades serem declaradas cidades irmãs. O projeto é da vice-prefeitura e da secretaria de Desenvolvimento Econômico.”Vamos dar andamento às tratativas”, disse o secretário Alexandro Silva..

Pelo projeto aprovado as duas cidades poderão desenvolver acordos e programas de ação com o fim de fomentar o mais amplo conhecimento recíproco, para fundamentar o intercâmbio relativo à organização, administração e gestão urbana.

A medida ainda prevê a possibilidade de troca de informações e a difusão em ambas as comunidades das obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais,.

Pela Lei, as relações entre as duas cidades,  facilitação dos contatos entre empresas ou instituições interessadas e os órgãos competentes relativos aos setores responsáveis pelos convênios em cada país;

Ainda há a previsão de firmar convênios através de programas e projetos de colaboração que se estabelecerão nos diferentes campos de atuação; fora isso, outros programas de cooperação técnica entre ambas as cidades que poderão ser firmados .

O acordo ainda visa a busca do incremento do intercâmbio nas áreas da economia, ciência e tecnologia, comércio, esporte, agricultura, educação, saúde e turismo, com benefícios mútuos.

+ Acessados

Veja Também