Pais de crianças de 3 a 5 anos, que desejam imunizar seus filhos contra a Covid-19, seguem sem expectativa de quando a vacinação será iniciada em Rondonópolis.
A cidade até o momento não imunizou nenhuma criança nessa faixa etária. Desde que foi autorizada a vacinação pelo Ministério da Saúde, no início de julho, nenhuma dose da CoronaVac, indicada nesse caso, foi enviada ao município.
O problema da falta de vacina deve se estender pelo menos até o próximo mês, já que a previsão do Ministério da Saúde é de que as tratativas para a aquisição do imunizante tenham resultado positivo somente em setembro.
Enquanto isso, pais ou responsáveis que sonham com a proteção para as crianças, terão que esperar. Vale lembrar que o problema da falta da vacina não fica restrito a cidade, já que Mato Grosso e outros estados também sofrem com a falta da CoronaVac.
Recomendação
O Ministério da Saúde decidiu recomendar a aplicação da vacina CoronaVac, contra a Covid-19, após aval da sua Câmara Técnica de Assessoramento e também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A recomendação das áreas técnicas é para que a imunização ocorra com duas doses da vacina, com intervalo de 28 dias entre elas. A aprovação vale somente para crianças que não têm problemas com a imunidade.