Reunião do CAS ocorre durante segundo dia do G20 Agro, em Cuiabá (MT)

Picture of Mapa

Mapa

Reunião do CAS ocorre durante segundo dia do G20 Agro, em Cuiabá (MT)

Durante a reunião, foram lidas duas declarações ministeriais: uma sobre políticas públicas para biotecnologia e outra sobre a aplicação de critérios para inclusão de produtos químicos

Compartilhe:

Durante o G20 Agro, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e os ministros e secretários de Agricultura da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai realizaram, nesta quarta-feira (11), a 48ª edição do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), um fórum ministerial de consulta e coordenação de ações regionais, que tem como missão definir as prioridades da agenda agropecuária e tomar posições sobre temas de interesse regional.

Estiveram presentes o ministro da Agricultura e Pecuária do Uruguai, Carlos Giménez; o ministro de Desenvolvimento Rural e Terrestre da Bolívia, Juan Flores Lazo; o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela; o ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Paraguai, Fernando Mattos; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca e presidente temporário do CAS, Sergio Iraeta; e o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil e atual secretário-executivo do CAS, Gabriel Delgado.

O ministro Carlos Fávaro destacou o momento especial que o Brasil está vivendo com a Presidência do G20 em 2024, a Presidência do BRICS em 2025 e a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) também em 2025. “Temos uma grande oportunidade para demonstrar a grandeza do Brasil em termos de produção agropecuária, sustentabilidade e comprometimento com a agenda de mudanças climáticas”, disse Fávaro.

A reunião do G20 é co-presidida pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e da Pesca e Aquicultura do Brasil, reforçando o esforço transversal do governo brasileiro em fortalecer a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas e alimentares. Como também destacado pelo ministro Fávaro, os temas deste ano são sustentabilidade e resiliência, comércio internacional, conservação da biodiversidade e integração de conhecimentos e tecnologias.

Durante a reunião, os ministros de Estado leram duas declarações ministeriais: uma sobre políticas públicas para biotecnologia e outra sobre a aplicação de critérios para inclusão de produtos químicos.

No segundo bloco da reunião, os representantes de entidades técnicas atualizaram os ministros sobre os temas prioritários para os países.

CAS

O CAS, formado por grandes produtores de alimentos, exemplifica como a cooperação regional pode fortalecer a segurança alimentar global de forma sustentável e inclusiva, promovendo políticas coordenadas, troca de informações e construção de consensos — uma abordagem que pode ser adotada pelo G20.

Criado em 2003, o Conselho é secretariado tecnicamente pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e presidido pela Argentina.

Além do núcleo base composto pelos seis ministros da Agricultura, o CAS possui uma rede de grupos de apoio técnico regional que apoiam e implementam decisões ministeriais. São eles: Informações e Análises de Políticas Agrárias; Sistema de Informações de Mercados; Manejo de Riscos e Seguros Agropecuários; Políticas Públicas e Mudanças Climáticas; Políticas Públicas em Biotecnologia; e Políticas Públicas em Agroenergia.

Deixe um comentário

Veja Também