O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) desenvolve desde 2021 o Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal (Pró-Pantanal) em sete municípios do estado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda nos eixos do turismo, gastronomia, economia criativa e do agronegócio.
As cidades de Itiquira, Santo Antônio do Leverger, Lambari D’Oeste, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Barão de Melgaço fecharam com chave de ouro as ações do programa Pró-Pantanal, com a realização de eventos realizados com a presença de representantes, empreendedores e instituições parceiras para celebrar os resultados do programa de cada município.
O analista Técnico do Sebrae/MT, Weslley Soares, explica que a sustentabilidade é o eixo transversal do programa que gera transformações em municípios de Mato Grosso que integram o bioma. “A ação visa fazer o balanço do Pró-Pantanal, que é uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso juntamente com as lideranças locais, em parceria com as prefeituras, que atuam diretamente com os negócios do município. O programa é desenvolvido a fim de produzir e gerar prosperidade com equilíbrio em relação à conservação e preservação do meio ambiente”, afirma o analista.
O Pró-Pantanal é voltado não apenas aos negócios já existentes no município, mas também trabalha na modelagem de novos negócios tradicionais ou inovadores, com o propósito de fortalecer e estimular as oportunidades que existem na região.
“Contamos com o apoio de prefeituras, lideranças locais e dos líderes regionais que têm realizado um excelente trabalho, com dedicação e assim somamos forças para que as transformações e o desenvolvimento aconteçam”, ressalta Weslley.
Fortalecimento do Turismo
Em eventos realizados nas cidades de Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Nossa Senhora de Livramento, o Sebrae/MT apresentou dados obtidos e os resultados concretos do programa voltado ao turismo nestas cidades. Segundo Marisbeth Gonçalves, gestora de Turismo do Sebrae/MT, o programa fortaleceu o empreendedorismo e os potenciais turísticos nas cidades atendidas.
“Nesses encontros apresentamos um balanço das ações que foram realizadas durante esses três anos no eixo do turismo do programa Pró-Pantanal em Mato Grosso. Mostramos os avanços obtidos, as melhorias nas gestões dos conselhos municipais de turismo, entre outras iniciativas. Os municípios passaram a usar a ferramenta de gestão dos seus planos municipais de turismo, além disso, também avançamos na questão do fortalecimento empresarial destas regiões’’, diz.
A gestora ressalta que durante os meses de outubro e novembro, o Pantanal foi promovido no mercado internacional por meio da ação feita em parceria com a Embratur. “O turismo pantaneiro foi ofertado em Paris, Lisboa, Roma e Londres nas galerias ‘Visit Brasil’, com boa aceitação do público que esteve presente nessas ações como operadoras, formadores de opinião. Acredito que os resultados do programa foram bem satisfatórios e que certamente cabe ainda continuidade de ações para continuar aprimorando os produtos turísticos e também promover inovações”, destaca a gestora.
Vidas transformadas
Para Josemar Rodrigues, os resultados do Pró-Pantanal em sua cidade, Itiquira, já são perceptíveis. O empreendedor comenta sobre os avanços, principalmente no segmento do turismo.
“Eu costumo dizer que nós temos uma Itiquira antes e outra pós o Pró Pantanal. Colocar o município para qualquer possível investidor, para qualquer possível turista que queira vir aqui, investir, fazer uma visita, ter acesso a essas informações, acho que já é de fundamental importância. Notamos uma grande mudança no cenário econômico, desde a forma de atender até na qualidade dos produtos e serviços ofertados”, disse.
A líder regional Hérica Castro comentou sobre o impacto do programa em Itiquira. “O Sebrae faz tudo com muita responsabilidade, é uma marca com uma credibilidade sólida que causa um impacto positivo em todo o país e aqui em Itiquira não foi diferente. Os empreendedores saíram da informalidade, empresas se desenvolveram após os cursos e qualificação ofertados pelo Sebrae/MT, então a realidade mudou, e hoje estamos mais motivados e integrados”, comemora a líder.
Outro exemplo é o de Maria Josefina, a empreendedora teve o seu negócio incluso no roteiro do programa de turismo no município de Nossa Senhora do Livramento. “Minha trajetória ganhou forças graças ao Sebrae/MT, que desde o começo sempre esteve nos orientando, e quando veio o Pró-Pantanal, a gente conseguiu dar um salto gigantesco. São benefícios que a gente coloca desde a vertente da experiência, do financeiro, da interação com os turistas e várias outras coisas. Gratidão ao Sebrae por tudo, por ter nos abraçado, nos dado essa oportunidade e fazer a gente crescer. O meu crescimento hoje eu devo ao Sebrae/MT”, finaliza emocionada a comerciante.