O Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, emitiu ontem (12) uma nota oficial de repúdio contra a própria Prefeitura de Rondonópolis. O motivo: uma postagem feita pelo Gabinete de Comunicação do Poder Executivo na página oficial do órgão no facebook, considerada pelo Conselho uma postagem racista.
O documento foi obtido com exclusividade pela reportagem do site Primeira Hora. Segundo a nota, a postagem, em homenagem ao Dia do Estudante, foi feita no dia 11 de agosto, terça-feira. Buscando na própria página da Prefeitura na rede social, consta do referido dia uma única postagem sobre o Dia do Estudante, esta imagem abaixo:

Na imagem que acompanha a descrição “A busca pelo conhecimento é a base de uma carreira promissora #DiadoEstudante”, uma estudante de cor branca, loira e de olhos azuis. Ela posa em frente a um quadro com rascunhos de cálculos matemáticos e livros nas mãos.
Ainda no dia 11, pelo menos outras três postagem foram feitas. Entre elas, homenagens ao Dia do Advogado e ao Dia do Garçom, ambas no mesmo padrão visual, com personagens brancos. Datada do dia 10, porém, a postagem ao homenagem ao Dia dos Pais, ao contrário destas, é ilustrada por personagens negros.
A nota de repúdio do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial não especifica se, de fato, foi esta a postagem que motivou a manifestação. Na página, se havia outra feita também no dia 11, já foi apagada. Segue trecho da nota: “Os atos demonstram que este crime é recorrente e infelizmente nem todos ainda o reconhecem como ato transgressor e violador de direitos, reproduzindo com tranquilidade ações discriminatórias e reafirmando a cultura racista contra as diferenças”, diz. “Numa gestão democrática e progressista que diz prezar os mais pobres, não se pode jamais incorrer nesses erros tão graves, que é (sic), o racismo institucional e estrutura”, continua.
O Conselho cita, ainda: “Nesta cidade que tem 50% de sua população composta por negros e que é a 4ª cidade de Mato Grosso que mais extermina jovens negros, a questão racial é de fundamental importância, principalmente em se tratando de uma prática advinda de um ente público”.
Ainda segundo o Conselho, esta não é a primeira vez que o Gabinete de Comunicação da Prefeitura de Rondonópolis comete o erro. Ao final do documento, o pedido de retratação: “Solicitamos uma retratação escrita e falada através dos meios de comunicação da Prefeitura de Rondonópolis. E, ainda, tendo em vista que essa é a segunda vez que essa secretaria tão importante, que lida com a comunicação e reportagens do Município, comete um ato racista, pensamos que seria importante o gestor maior promover uma capacitação com os funcionários, sobre leis antifascistas e práticas racistas no Brasil”, finaliza o documento.
A nota de repúdio é assinada pelo presidente do Conselho Municipal, Wagner Santos.
Outro lado
Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rondonópolis, até o fechamento deste texto, não respondeu ao contato.

Atualização (às 16h57)
Em resposta à reportagem, a Prefeitura disse que retirou a postagem mencionada na nota de repúdio do ar.





