Região de Rondonópolis chega a 5 mil contratações no mês de dezembro, segundo CAGED

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Foto: Wheverton Barros

Região de Rondonópolis chega a 5 mil contratações no mês de dezembro, segundo CAGED

Compartilhe:

A região geográfica intermediária de Rondonópolis gerou 5.756 contratações no mês de dezembro passado, de acordo com dados do Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados na última semana. Do total de pessoas contratadas, 64% eram homens e 36% mulheres.  

Ainda segundo a pesquisa, Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde foram os municípios que mais contrataram com 2.808, 1.167 e 487 admissões, respectivamente. Outra informação revelada pelo levantamento diz respeito à escolaridade das pessoas admitidas no período: 57,5% das vagas foram ocupadas por pessoas com ensino médio completo.  

A pesquisa revela também que o agronegócio, o comércio, e as indústrias foram os campos que mais contrataram. Exceção para as cidades de Alto Garças, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Jaciara, Primavera do Leste e Rondonópolis, onde o setor de serviços administrativos esteve entre os que mais contratou.  

A região geográfica intermediária de Rondonópolis é composta por 19 municípios. São eles: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Primavera do Leste, São José do Povo, São Pedro do Cipa e Tesouro. 

Contratações temporárias 

Regiane Andrade, gerente da agência Employer, especializada em Recursos Humanos, em Rondonópolis, aponta que existe um movimento da economia para a contratação de trabalhadores temporários como forma de suprir a demanda por mão de obra para atender, por exemplo, o período de safra ou o comércio, em datas sazonais como Natal e Ano Novo. 

“Na região de Rondonópolis, assim como em todo o país, a contratação de mão de obra temporária tem sido uma alternativa bastante interessante para os empregadores. Na prática, o temporário pode ser contratado para substituir alguém em licença-maternidade, por exemplo, ou para atender a uma demanda sazonal de produção ou de vendas”, explica. 

Nesse modelo de contratação, existe menos burocracia para a contratação já que o processo é feito por uma empresa especializada, o que dá mais agilidade no recrutamento e contratação. “Essas são apenas algumas das vantagens que podemos citar. Para o trabalhador, por outro lado, é uma oportunidade de adquirir experiência, acessar o mercado de trabalho e se tornar economicamente ativo”, avalia. 

Em 2022, foram mais de 2,5 milhões de vagas temporárias em todo o Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Trabalho Temporário. A Associação prevê um cenário positivo para 2023: a estimativa é de um aumento de 8% nas contratações temporárias no 1º trimestre do ano (janeiro a março), em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram observadas mais de 774 mil vagas temporárias. 

Para o mesmo período de 2023, estima-se que esse número ultrapasse as 830 mil vagas.    

Direitos do Trabalhador Temporário    

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.    

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.   

Sobre a Employer    

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp