Rede Cidadã e lideranças comunitárias promovem ‘Feira Cultural’ no bairro Planalto

Rede Cidadã e lideranças comunitárias promovem ‘Feira Cultural’
Lenine Martins/Sesp-MT

Rede Cidadã e lideranças comunitárias promovem ‘Feira Cultural’ no bairro Planalto

O envolvimento dos moradores da região do Planalto, em Cuiabá, com lideranças comunitárias e as forças de segurança promove um elo de interação que traz benefícios à população.

O exemplo desta união é que na próxima sexta-feira (29.06) será realizada uma “Feira Cultural” com apresentações musicais, espaço infantil, exposição de artesanato e praça de alimentação na quadra poliesportiva do bairro. O evento, que é voltado para a família, começará às 18 horas e seguirá até às 22h30.

Dentre as atrações estão apresentações de instrumento de sopro e violão dos alunos da rede pública, que integram o projeto Rede Cidadã. Já na parte musical, a apresentação será realizada por artistas regionais.

De acordo com a coordenadora de Ações Preventivas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e coordenadora interina do projeto Rede Cidadã, coronel PM Zózima Dias dos Santos, a realização da feira só é possível acontecer graças as ações integradas entre a comunidade e as forças policiais.

“Realizamos pela secretaria várias atividades repressivas que integram todas as forças de segurança e trouxemos para o campo preventivo este modelo. Quem ganha com isso é o cidadão de bem que terá acesso a uma programação especial”, pontua.

Ainda segundo a coronel, serão os próprios moradores que irão produzir as opções da gastronomia para serem vendidas na praça de alimentação. Fazem parte da organização da feira os gestores do Programa Rede Cidadã, o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e demais lideranças. A quadra do bairro está situada na rua Neblina.

Rede Cidadã

O Rede Cidadã oferece atividades esportivas como futsal, taekewondo, basquete, capoeira, vôlei, futebol, xadrez e handebol a crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, da rede pública de ensino.  Há também opções de atividades artísticas como por exemplo, violão, teatro e pintura em tela.

Além da Capital, o programa é desenvolvido nos municípios de Várzea Grande, Nova Olímpia, Cáceres e Rondonópolis. Ao todo, 1.800 estudantes fazem parte do programa.

A realização do programa é resultado de uma soma de parcerias de órgãos do Estado, entre eles a Sesp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e demais parceiros.

O Rede Cidadã é formado por nove núcleos: administrativo, capacitação, comunitário, cultural, escolar, esportivo, psicossocial, pedagógico e social. A sede do programa está localizada na Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), bairro Planalto, na Capital.

+ Acessados

Veja Também