Quinze mil pessoas são atendidas na área odontológica em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

ministério da saúde convoca o cidadão para que no novo ano o combate ao mosquito faça parte da rotina

Quinze mil pessoas são atendidas na área odontológica em Rondonópolis

A saúde bucal da população recebe atenção especial em Rondonópolis. Nas unidades de saúde do município dentistas e auxiliares de saúde bucal trabalham para o acompanhamento dos rondonopolitanos. Para se ter ideia do tamanho deste trabalho, são realizados o atendimento de cerca de 15 mil pacientes por mês.

Ao todo, são 50 cirurgiões dentistas e mais auxiliares de saúde bucal trabalhando nas unidades de saúde do município. Além das unidades, também são feitos o acompanhamento e o atendimento em instituições como Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Casa Esperança (comunidade terapêutica).

Os procedimentos odontológicos realizados são oferecidos gratuitamente e abrangem tratamentos de RAP (raspagem, alisamento, polimento), profilaxia, prótese, restaurações, aplicação de selantes em crianças e adolescentes entre outros. Os exames como raio x (100 mensais) e próteses (70 por mês) também são oferecidos.

Outro trabalho realizado pela equipe de saúde bucal, conforme o supervisor de odontologia da secretaria municipal de Saúde, Gerson Ferreira Paes Junior, são as escovações supervisionadas em creches e escolas do município, além da aplicação tópica de flúor. Com esta abordagem na educação, cerca de 12 mil alunos recebem as orientações e tem a saúde bucal preservada.

Já o projeto Primeiro Sorriso alcança uma faixa etária bem delicada, os recém-nascidos. Neste programa, os cirurgiões dentistas realizam visitas domiciliares indicadas pelos agentes de saúde, para que os bebês sejam avaliados e mães orientadas sobre a saúde bucal. Após essa visita, uma consulta é agendada na unidade de saúde de referência.

“Quem precisa cuidar da saúde bucal pode procurar as unidades de saúde e agendar uma consulta. O agendamento é realizado sem a necessidade de filas, chegada antecipada na unidade de saúde. Vale lembrar que consultas de urgência são encaixadas, conforme a prioridade do paciente”, conclui.

+ Acessados

Veja Também