Em tempos de tecnologia, as redes sociais tornaram-se ferramentas indispensáveis na comunicação, especialmente no cenário político. Em Rondonópolis, esse fenômeno ficou evidente na eleição municipal passada, quando o atual prefeito Cláudio Ferreira (PL), mesmo sem ser apontado como favorito, venceu o pleito com forte presença digital. À época, Cláudio já acumulava mais seguidores no Instagram que todos os adversários somados. Quase seis meses após o início de sua gestão, o número de seguidores do prefeito praticamente dobrou, chegando atualmente a 82 mil.
Câmara Municipal
A influência digital também é visível no Legislativo municipal. Atualmente, cinco vereadores de Rondonópolis ultrapassaram a marca de 10 mil seguidores no Instagram. O destaque vai para duas mulheres que lideram o ranking, ambas do PL: Kalynka Meirelles, com 19,9 mil seguidores, e Dra. Luciana Horta, com 19,2 mil. Vale lembrar que Kalynka e Luciana foram as candidatas mais votadas na eleição passada, sendo a Dra. Luciana uma das vereadoras mais votadas da história do município. Ela teve 3605 votos e Kalynka um total de 2584 votos.

Dra. Luciana Horta tem apresentado um crescimento expressivo nas redes. Apenas nos últimos 46 dias, a vereadora ganhou mais de 1,2 mil seguidores no Instagram. O avanço indica que ela deve assumir a liderança do ranking nos próximos dias, caso a tendência de crescimento continue.

Na terceira posição está o vereador Gerson Moreira, o Investigador Gerson (MDB) , ele tem 14,8 mil seguidores; número bem próximo do quarto colocado, o vereador Ary Campos (PT) . O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo César Schuh (PL) completa o top 5 desse ranking.
Ranking dos vereadores mais seguidos no Instagram (17 de junho de 2025)
- Kalynka Meirelles – 19,9 mil
- Dra. Luciana Horta – 19,2 mil
- Investigador Gerson – 14,8 mil
- Dr. Ary Campos – 14,8 mil
- Paulo Schuh – 14,1 mil
- Dr. José F. Horta – 8,5 mil
- Vinícius Amoroso – 6,9 mil
- Prof. Alikson Reis – 6,7 mil
- Ibrahim Zaher – 6,4 mil
- Mariuva da Saúde – 5,6 mil
- Júnior Mendonça – 4,1 mil
- Dr. Manoel – 3,8 mil
- Anderson Bananeiro – 3,7 mil
- Marisvaldo Gonçalves – 3,7 mil
- Kaza Grande – 3,2 mil
- Renan Dourado – 3,2 mil
- Wesley Cláudio – 2,9 mil
- Gelsão da Saúde – 2,3 mil
- Beto do Amendoin – 2,2 mil
- Adilson do Naboreiro – 1,8 mil
- Welington Pereira – 1,7 mil
A disputa por influência nas redes sociais reforça a importância da comunicação digital no desempenho e alcance das lideranças políticas, especialmente em um cenário eleitoral cada vez mais pautado pela visibilidade e pela conexão direta com o público.
Embora as formas tradicionais de comunicação, como rádio, televisão e até mesmo o tradicional “corpo a corpo” nas ruas, continuem relevantes, é cada vez mais evidente que a internet, sobretudo as mídias sociais, se tornam ferramentas essenciais e estratégicas para qualquer agente político que queira se manter próximo da população, ou seja, em evidência.





