Um levantamento feito pelo Primeira Hora mostra, dentro do secretariado do prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), os nomes que mais influenciam o chefe do Executivo, tanto na gestão quanto no campo político, nos primeiros seis meses de Governo.
Apesar de ser um secretariado predominantemente técnico e jovem — especialmente se comparado aos de ex-prefeitos — há nomes com forte influência nas decisões do governo.
O Primeira Hora classificou os membros do secretariado em três categorias: os super influentes, capazes de prevalecer em decisões, atuar politicamente e convencer o prefeito sobre projetos e ações; os influentes, que também têm poder de convencimento, embora em menor grau; e os técnicos, cuja atuação é mais restrita à execução e fundamentada em critérios técnicos, com menor envolvimento político.
Super Influentes
No topo da lista dos super influentes está o secretário de Governo e, atualmente, interino da Saúde, Mykaell Victorino. Ele é considerado o nome mais poderoso da atual gestão e comanda a principal secretaria do município: a Saúde. Mykaell tem tanto prestígio junto ao prefeito que levou para a pasta o procurador adjunto Vilmar Paranhos Júnior, seu aliado. O desempenho da equipe tem agradado Cláudio Ferreira, que, nos bastidores, não descarta efetivar Mykaell no cargo de forma definitiva.

Também figura nesse grupo o irmão de Mykaell, Victor Victorino, diretor-presidente do Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis). Ele tem conduzido a autarquia com rigor e elevado o padrão de qualidade dos serviços, mesmo diante da constante demanda por investimentos.
Outra integrante do grupo é a secretária de Fazenda, Rane Curto, conhecida nos bastidores como “Mulher de Ferro”. Ela tem liderado um processo de modernização da pasta e viabilizado investimentos que transformam a estrutura da Secretaria.

O secretário de Educação, Carlos Pereira Júnior, também se destaca como super influente. Companheiro político de Cláudio desde 2020, Júnior tem a confiança e o respeito do prefeito e é figura central nas decisões da área educacional.
Além de Luciano Rodrigues, que comanda a secretária de Administração e tem destravado processos importantes dentro da gestão.
Por fim, Alessandra Croco, secretária de Promoção e Assistência Social e primeira-dama do município, exerce papel relevante no núcleo de decisões políticas e administrativas, com participação ativa nas diretrizes do governo.
Influentes
No grupo dos influentes, está o secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tati, que lidera ações operacionais voltadas à redução de acidentes e à reorganização do trânsito. Ele também tem o desafio de implementar o estacionamento rotativo e resolver pendências relacionadas ao pátio de veículos apreendidos.

Outros nomes influentes são Wesley Lopes Martins, do Desenvolvimento Econômico, que trabalha para atrair grandes empresas ao município, e Álvaro Farias, do Meio Ambiente, com ações voltadas à sustentabilidade e apoio à agricultura na zona rural.
Técnicos
Entre os nomes com atuação predominantemente técnica estão: o procurador-geral do município, Luis Nucci Vaccaro; o secretário de Infraestrutura, Lucas Luz; o secretário de Habitação e Urbanismo, Jaime Amador Ferreira (Kiko); o secretário de Controle Interno, Epifânio Portella Júnior; e o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, Marco Túlio Ribeiro Gomes e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Argemiro José Ferreira, também está nesta categoria, com foco em limpeza urbana e manutenção das vias. Todos mantêm um perfil técnico em suas respectivas áreas, com baixa exposição política.





