Quando fazer o rodízio de pneus do seu carro?

Quando fazer o rodízio de pneus do seu carro?

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Os pneus talvez sejam a parte externa mais importante de qualquer veículo. São eles que mantêm o carro rodando e, em caso de defeito, eles podem colocar a vida do motorista em risco.

Diante disso, é notória a importância que os pneus têm no dia a dia de um motorista. Caso você precise usar o seu carro regularmente, será que está cuidando deles adequadamente?

Existem várias ações que precisam ser feitas para cuidar dos pneus, desde mantê-los calibrados até mesmo passar alguns produtos para que eles não ressequem. Mas, será que apenas isso é suficiente? 

Existe algo fundamental para qualquer carro, e que todo motorista deve fazer. Ao mesmo tempo, trata-se de uma ação ignorada por muitas pessoas, e que muitos raramente se preocupam com ela.

Estamos falando do rodízio dos pneus, algo que todos os mecânicos e as empresas que vendem pneus indicam, afirmando que deve ser feito com certa frequência. 

Muitos motoristas nem se lembram do prazo que devem fazer isso, o que demonstra uma desatenção que pode ser perigosa. Só no ano passado aconteceram mais de 64 mil acidentes, e certamente as más condições dos pneus foram responsáveis por alguns deles.

Por que o rodízio é importante?

Se você já comprou pneus em lojas confiáveis como a Casa Grande Pneus, por exemplo, deve ter ouvido conselhos para fazer o rodízio. No entanto, pode ser que você nunca tenha entendido bem a diferença que isso faz no desempenho do seu veículo.  

Devemos ter em mente que, apesar dos 4 pneus do carro, cada um deles carrega pesos de formas diferentes. Caso você seja o tipo de motorista que dirige mais sozinho, sem passageiros, o pneu esquerdo da parte da frente é o que mais carrega peso, portanto sofre um desgaste maior.

Depois dele, o pneu esquerdo da parte de trás é o segundo que mais suporta peso, consequentemente, os dois do lado direito aguentam uma carga menor.

Portanto, isso significa que se você não faz o rodízio corretamente, os pneus que carregam mais peso fatalmente vão se desgastar primeiro. 

Caso você ande muito com apenas um passageiro, por exemplo, você não vai resolver o problema. O peso do passageiro e do motorista é apenas uma das variáveis.

É preciso se lembrar da tração, e os pneus que são responsáveis pela tração se esforçam mais, bem como o peso do porta-malas e toda a parte mecânica do carro.

Absolutamente tudo isso tem uma importância ali, e por mais que as pessoas não percebam, o carro está sentindo todo esse impacto, podendo acarretar problemas, já que algum pneu pode estar se desgastando mais rápido que outro.  

Em longo prazo, isso pode ocasionar em um acidente, já que você não vai perceber que esse pneu está se definhando mais rápido, podendo estourar em um momento crucial 

Mas, afinal, quando fazer o rodízio?

Como dito antes, se você já comprou em lojas confiáveis, provavelmente já tenha ouvido instruções sobre esse procedimento. No entanto, caso você seja um motorista de primeira viagem e não tenha muito conhecimento do assunto, saiba que é um procedimento simples.

Embora não seja uma ciência exata e não se saiba exatamente quanto tempo você deve esperar para fazer o rodízio, existe uma ótima e segura estimativa de quantos km você pode rodar antes de realizá-lo.

Isso pode variar tendo em vista a qualidade dos pneus e também do quanto você dirige com o seu veículo. Mas, basicamente, o tempo certo para se fazer o rodízio é entre 5 mil e 10 mil km rodados. 

Porém, lembre-se que o pneu tem uma vida útil, não devendo apenas se preocupar com seu desgaste. Então, você deve se atentar sempre no prazo de validade do item. Outro detalhe importante a ser lembrado é que o estepe também deve estar envolvido no rodízio. Sim, o rodízio deve ser nas 4 posições e depois “no pneu de reserva”.

Muitas pessoas acreditam que o estepe deve ser aquele pneu mais velho, mais gasto ou algo assim, e isso não é verdade. O estepe deve ser um pneu de qualidade tanto quanto os demais, e deve fazer parte do rodízio, sendo a sua condição como temporária para os 5 pneus.  

Atente-se também para o fato de que o pneu deve estar sempre calibrado. Isso porque, se o pneu estiver murcho ele vai se desgastar mais rápido, o que pode fazer você perder o timing do rodízio.

Tomando esses cuidados, você nunca vai precisar se preocupar com os pneus, e seu carro sempre vai rodar com segurança.

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