Quando fazer a troca de óleo de câmbio do seu carro?

Pexels.com

Quando fazer a troca de óleo de câmbio do seu carro?

Compartilhe:

A maioria das pessoas nem se antena muito para o câmbio do carro. Se ele for automático, então, nem se fale. Todos tratam como se fosse algo eterno e que não precisa de manutenção. Mas nem sempre é assim.

Outros ainda até sabem da necessidade de manutenção nessa parte tão importante do carro. Porém, falta o conhecimento de como funciona. Então, antes de tudo, é preciso saber que sim, é importante fazer a troca de óleo de câmbio.

O óleo de câmbio é o fluido que serve para lubrificar as peças em sua atividade quando o carro está funcionando. Mas, não precisa se apavorar. Vamos te esclarecer tudo nesse artigo, para não restarem dúvidas sobre quando trocar o óleo de câmbio do seu carro. Confira!

Para que serve o óleo?

O óleo de câmbio, assim como o óleo em geral para os veículos, possui a função de lubrificar. Em outras palavras, a principal finalidade do fluido é que ele esteja entre as peças reduzindo o desgaste e o atrito entre elas.

Mas, quando você chega a uma loja de óleo de câmbio, por exemplo, se depara com uma série de tipos e marcas diferentes. O ideal é saber aquele tipo de óleo melhor para o seu carro.

Para isso, não há dúvidas que a opinião de um profissional de confiança é de extrema ajuda. Afinal, quanto mais você entender as características do seu carro, melhor. Porque mais personalizado será o cuidado com cada uma de suas partes e, consequentemente, maior será também a sua vida útil.

Quais os tipos de câmbio?

Ao longo do tempo, os carros foram sendo transformados. Muitas facilidades foram sendo adicionadas à direção. Tudo para garantir mais conforto e segurança na hora de dirigir o seu carro.

E o câmbio de marchas é uma imagem perfeita dessas transformações. De modo geral, queremos te apresentar os três principais tipos de câmbio para que note a diferença de cada um deles na hora da troca de óleo de câmbio do carro. Vejamos:

1. Manual

O câmbio manual é o mais conhecido e comum. Mesmo que, em nossos dias, o câmbio automático seja um dos preferidos, o manual continua sendo o mais utilizado.

Basicamente é o câmbio que, como o próprio nome já diz, o condutor troca de marcha manualmente no momento em que é acionada a embreagem com o pé esquerdo.

2. Automático

O sistema do câmbio automático não diferencia em nada em relação ao desempenho do carro em movimento. A grande diferença é que funciona como uma espécie de robô que faz a marcha trocar automaticamente. Ou seja, sem que o condutor precise acionar a embreagem e manusear o câmbio.

Nesse tipo de câmbio, o sistema pode ser 100% elétrico, mas também pode ser hidráulico.

3. Automático com embreagem dupla

Nesse sistema ainda existe grande semelhança com o câmbio manual, porém, as marchas estão engatadas simultaneamente. Em outras palavras, quando a primeira marcha está funcionando, a segunda já está também engatada. Esta segunda só não está em atividade.

Esse sistema funciona de modo eletrônico e a troca de marcha é realizada quando ele entende que a rotação do motor precisa da marcha seguinte ou da anterior.

Por que fazer a troca de óleo de câmbio?

O fluido é basicamente o que mantém a vida útil do câmbio. Como em todas as demais partes, ele também fica velho e pode prejudicar a vida útil do seu carro. Por isso é tão importante a troca de óleo de câmbio

Quando é a hora de trocar o fluido do câmbio?

A recomendação é que se faça a troca do óleo de câmbio por volta dos 50 mil quilômetros rodados. O que dá, na média de utilização mais comum, a cada dois anos. Essa é a recomendação das maiores montadoras, mas é importante consultar o prazo exato no manual do proprietário.

Como fazer essa troca?

Quase ninguém possui muito conhecimento nessa área. Ainda mais quando o trabalho envolve desmontar uma parte do carro para fazer a manutenção, pois isso exige um conhecimento pleno de todas as peças e da finalidade de cada uma delas.

Dessa forma, o mais indicado é que a troca de óleo de câmbio seja feita por um profissional durante a revisão do veículo. A troca é feita por uma máquina de diálise que retira todo o óleo velho e adiciona o novo.

Conclusão

Bom, se até aqui você ainda não sabia o quão importante é fazer a troca de óleo de câmbio, isso com certeza mudou! 

Então, não deixe apenas a cargo da revisão.É importante entender o seu carro da forma mais personalizada possível para que possa saber também das necessidades específicas do seu veículo. Portanto, não vacile quando o assunto for a manutenção preventiva do seu carro!

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp