Qualidade de vida | Várzea Grande investe na prevenção e promoção à saúde da população

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Qualidade de vida | Várzea Grande investe na prevenção e promoção à saúde da população

Compartilhe:

Saúde e Qualidade de Vida. Este é o conceito do programa ‘Grupos de Promoção à Saúde’, desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – junto aos seus colaboradores e população em geral nas Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é promover o bem-estar de todos, com ações que reduzam o estresse do dia a dia, incentivando práticas saudáveis, alimentação orientada e atividade física laboral.

Os grupos são formados, pelas equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde, envolvendo médicos, enfermeiros, agentes de saúde, além dos profissionais da Educação em Saúde, e de equipes da Secretaria Municipal de Educação, e nutricionistas. Eles se juntaram ao Programa ‘Hiperdia’. Os pacientes hipertensos e diabéticos de cada comunidade participam diretamente da ação.

“Fazem parte do ‘Programa de Promoção à Saúde’ os pacientes do Hiperdia, incluindo os obesos com risco nutricional, grupos de idosos, gestantes e servidores da saúde. Inserimos recentemente servidores da Unidade Central Administrativo da Secretaria de Saúde, com atividades laborais duas vezes na semana. Entendemos que a capacidade de apresentar um bom desempenho no trabalho está diretamente relacionada às condições de saúde do trabalhador, bem como da população em geral”, pontuou o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros.

Este Novo Programa é capaz de fornecer as bases necessárias para a construção de qualidade de vida no ambiente laboral e em casa. O superintendente da Atenção Básica à Saúde, Geovane Renfro, lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde, o conceito de saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. A qualidade de vida é um dos meios para alcançar uma vida saudável.

Para o prefeito, Kalil Baracat, promover ações que reduzam o estresse e constituem um reforço na qualidade de vida de todos é muito importante para a Saúde Pública. “Já inserimos o programa em 17 Unidades Básicas de Saúde, além da Unidade Central Administrativa. Todos participam e se envolvem nas atividades. O que é melhor, o Programa tem referência e orientação de profissionais. Acreditamos que 90% das doenças são preveníveis. E estamos investindo pesado nisso”, explicou.

Para a enfermeira e responsável Técnica do Programa, Amanda Cristina de Oliveira Rosa, a atividade física está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida de todos, sendo os benefícios das atividades físicas inúmeros e justificam qualquer esforço para sua implantação por meio do ‘Grupos de Promoção à Saúde’. Também a qualidade da alimentação é a base de sustentação da saúde de qualquer pessoa. Para esse fim, pretendemos uma mudança nos hábitos alimentares por meio de um programa de reeducação alimentar.

“Inserimos o profissional de nutrição, primeiramente ESF do Bairro Manaíra. A partir de uma avaliação inicial personalizada com um nutricionista, cada integrante recebeu as orientações e um roteiro alimentar específico para cada caso. Assim, condições físicas, doenças preexistentes, estilo de vida e preferências alimentares foram consideradas na abordagem e no acompanhamento nutricional, além da condição financeira, para inserir alimentos dentro do que se pode comprar ou não”, explica Amanda.

A técnica ainda explica que foram inseridos os pacientes hipertensos, diabéticos, obesos e pessoas com risco nutricional nesta primeira etapa. “Foram dadas orientações, primeiramente, sobre o que é alimentação saudável, após consultas individuais, com direito a retorno em 15 dias. Esta foi a primeira experiência que será estendida para as demais unidades que já possuem o Programa. É livre a participação. A pessoa que se interessar deverá fazer sua ficha de inscrição na Unidade de saúde do seu bairro.

Confira mais fotos

– Unidades de Saúde que possuem o Programa ‘Grupos de Promoção da Saúde’:

– Horário início das atividades: 7h

– Segundas -feiras

ESF do Souza Lima; UBS do Limpo Grande e UBS do Jardim Eldorado;

– Terças-feiras

Clínica do Marajoara; C.S Nossa Senhora da Guia; UBS Santa Isabel;

– Quartas-feiras

C.S Água Limpa; ESF do Manaíra; Clínica do Parque do Lago;

– Quintas-feiras

UBS do Cabo Michel, ESF do Água Vermelha, ESF Vila Arthur;

– Sextas-feiras

ESF da Manga; ESF do São Mateus; ESF do Capão Grande; ESF Aurília Curvo.

OBS/ Na Unidade de Saúde do Flor do Ipê, a comunidade faz as atividades todas as sextas-feiras no Parque Municipal Flor do Ipê.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também