Qual é a importância da saúde na adolescência

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Qual é a importância da saúde na adolescência

Você já parou para pensar sobre qual é a importância da saúde na adolescência? Essa é uma dúvida que muitos pais costumam ter.

Afinal de contas, como se trata de um período da vida em que ainda se está em desenvolvimento, é vital entender melhor sobre esse assunto.

Além do mais, os índices de saúde no Brasil não são dos melhores. Dizemos isso pelo fato de que 57% dos brasileiros com mais de 18 estão acima do peso, 21,4% têm hipertensão e 6,2% são diabéticos.

Mas, um dos dados mais preocupantes é que 46% não são devidamente ativos, 24% ingerem álcool e 15% são fumantes. Todos esses dados provêm do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Ministério da Saúde.

Entretanto, você sabe qual é a questão de tudo isso? É que muitos desses problemas têm início durante a adolescência.

Ainda que a doença não se manifeste nessa fase da vida, a verdade é que alguns hábitos podem contribuir para o desenvolvimento quando adulto.

É por essa razão que é vital saber qual é a importância da saúde na adolescência! Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, é só continuar nos próximos parágrafos.

Qual é a importância da saúde na adolescência

Uma coisa que é preciso entender é o fato de que, por mais que muitas doenças não se desenvolvam na adolescência, alguns hábitos podem sim estimular para que ele apareça durante a vida adulta ou quando idoso.

Por exemplo, se o adolescente não tem o costume de se proteger do sol, usar filtro solar, boné etc., ele pode desenvolver carcinoma basocelular couro cabeludo quando adulto.

Então, deve-se ter em mente que os cuidados com a saúde na adolescência devem levar em consideração não apenas o agora, mas também o futuro.

É por essa razão que o cuidado dos pais é importante na vida do filho, porque previne problemas no presente e também no futuro.

Mas, para que esses cuidados sejam mais eficientes, é vital valorizar o diálogo e a autonomia.

Tenha em mente também que cuidar da saúde na adolescência implica em marcar consultas médicas periódicas.

É fundamental que todos os jovens tenham um acompanhamento médico, para que seja possível identificar problemas.

Além de tudo, nunca deixe de estimular a prática de exercícios físicos e oferecer ao seu filho adolescente uma alimentação saudável.

Como cuidar da saúde do adolescente hoje?

Uma das coisas que você precisa entender sobre cuidar da saúde de um adolescente é a necessidade de manter constância.

Isso acontece porque, quando jovens, acabam acontecendo muitos picos, já que eles ainda estão em fase de desenvolvimento.

Diante disso, pode acontecer agora os exames terem ótimos resultados, mas não necessariamente isso vai perdurar para os próximos meses.

Tenha também a garantia de que ele terá uma rotina de vida balanceada, mantendo uma boa alimentação e qualidade de sono.

É comum que os jovens desenvolvam o hábito de dormir tarde e acordar cedo para ir à escola, mas esse é um grande problema.

Afinal de contas, é durante o sono que se restabelece diversas funções do nosso corpo, além de melhorar o humor e a produtividade.

Ainda nesse contexto, procure investir em uma cadeira confortável para estudar, a fim de evitar dores e problemas mais sérios nas costas.

No entanto, durante a adolescência, é normal que os jovens acreditem que nunca irão ter alguma doença.

Nesse caso, o diálogo deve ser sempre sempre, de modo a aconselhar adotar hábitos de vida mais saudáveis, fazendo com que ele se preocupe com a sua saúde no futuro.

Mostre a ele qual é a importância da saúde na adolescência, que isso é capaz de evitar uma série de doenças lá na frente que podem afetar toda a sua qualidade de vida.

É verdade que nem sempre é fácil sensibilizar o jovem a abrir os seus olhos sobre o quão importante é cuidar da saúde desde agora. Mas, com paciência e insistência, com certeza irá colher bons frutos.

Agora, dentre alguns exemplos de como fazer com que o adolescente tenha uma melhora na sua qualidade de vida, tanto agora quanto no futuro, citamos:

Exercícios físicos e alimentação saudável

No que se refere à atividade física, todos os médicos falam sobre o quão importante é manter a frequência.

Porém, também é preciso se preocupar a respeito da intensidade e tempo do exercício, a fim de prevenir diversas doenças cardíacas.

Inclusive, informe ao jovem que a falta de exercício é capaz de gerar a perda do controle metabólico e cardiovascular.

Dessa forma, pode trazer algumas complicações, sendo que algumas podem até mesmo serem crônicas.

A importância de manter uma alimentação equilibrada é porque favorece os níveis saudáveis de vitaminas e minerais.

Além disso, ainda evita algumas doenças que podem se desenvolver em decorrência da obesidade, como diabetes, hipertensão e alguns problemas cardíacos.

Quanto a esse respeito, os jovens devem evitar consumir sal e açúcar em excesso, além de reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados.

Cuidar da saúde frequentemente

Como já mencionado, de nada adianta ter cuidados esporádicos com a saúde, apenas quando o jovem reclama de alguma dor.

O ideal é manter uma constância, de modo que o adolescente sempre tenha hábitos saudáveis e faça exames e tenha acompanhamento médico frequente.

Sempre que for possível, solicite ao médico alguns exames check-ups, para ter a certeza de que o jovem de fato está saudável.

Agora, se por acaso ele estiver apresentando algum sintoma de forma constante, não tarde em procurar um médico.

O diagnóstico precoce é sempre a melhor alternativa, já que permite agir desde cedo e evitar problemas ainda maiores.

Cuidar da mente

Ao falar sobre qual é a importância da saúde na adolescência, poucas são as pessoas que se lembram do quão vital é manter a mente saudável.

É verdade que uma das formas de manter a mente saudável é trabalhando o cérebro, mantendo-o ativo, exercitando, aprendendo coisas novas etc.

E, quando somos adolescentes, isso acontece de forma natural, muito por conta da escola, onde o cérebro se mantém sempre ativo.

No entanto, tenha em mente que os adolescentes podem ter uma certa dificuldade em lidar com as emoções.

Isso pode acabar contribuindo para que ele desenvolva depressão, ansiedade, síndrome do pânico etc.

Então, ao falar sobre o cuidado com a saúde mental, também envolve todos esses fatores, para garantir que ele não passe por isso.

Se por acaso o jovem já apresenta esse problema, considere uma clínica para se recuperar ou até um tratamento psiquiátrico.

Uma das coisas que pode ajudar nesse processo é fazer com que ele tenha situações que ofereçam contato social e promovam o bem-estar e evite o estresse.

Cultivar bons vínculos com amigos e familiares é de grande importância para mantê-lo bem. Além disso, atividades em grupo, viagens, passeios etc., também podem contribuir.

Manter a vacinação em dia

Ao falar sobre qual é a importância da saúde na adolescência, poucas pessoas se lembram de manter as vacinas em dia.

Na verdade, essa é uma questão que os pais costumam se atentar apenas quando os filhos ainda são bebês, mas é um grande erro.

É de vital importância ficar atento a respeito de todo o calendário vacinal, haja vista que há algumas específicas para essa fase da vida.

Além disso, é interessante mencionar que há vacinas cuja indicação são para doenças que podem ter complicações severas, as quais podem até mesmo levar à morte.

Sendo assim, esse é um dos cuidados dos quais os pais precisam estar sempre atentos, até mesmo para evitar com que o filho sofra de uma doença que poderia evitar.

As vacinas são formas de impedir com que fiquemos doentes e ainda gerar uma resposta protetora, capaz de nos manter seguros, fortes e saudáveis.

Consultas médicas

Marcar e ir às consultas é uma outra forma de garantir a saúde dos adolescentes, haja vista que é através desse acompanhamento que o médico tem a certeza de que está tudo certo.

Nesse sentido, caso o adolescente sinta algum sintoma com frequência, sempre procure encaminhar para um especialista.

Seja um médico especialista em pé, ombro, costas etc., nunca releve os sintomas que os adolescentes relatam.

Muitas pessoas ainda acreditam que, por serem jovens, eles não irão ter determinados problemas ou doenças, mas não é bem assim que acontece.

Por mais que de fato seja um pouco mais difícil que eles desenvolvam algumas doenças, nada é impossível.

E é sempre melhor prevenir do que remediar. Então, sempre que o adolescente reclamar de dores frequentes, procure pelo especialista!

Educação sexual para manter a saúde na adolescência

Também não há como falar sobre qual é a importância da saúde na adolescência sem falar na importância de abordar algumas questões sobre educação sexual.

Primeiro de tudo, tenha em mente que essa é uma fase que faz parte do desenvolvimento de qualquer um. Portanto, encare com naturalidade e explore o tema de forma saudável e segura.

A educação sexual deve partir primeiramente de casa, sobretudo a respeito do conhecimento dos corpos feminino e masculino.

O jovem precisa entender a forma com que o seu corpo funciona e a respeito do seu próprio desenvolvimento.

Tenha em mente que essa é uma dúvida natural de todos os adolescentes e, caso ele não obtenha clareza em casa, irá buscar outras fontes de informações, que podem não ser tão confiáveis.

Então, para evitar qualquer problema desse tipo, é sempre melhor procurar ter uma conversa franca e aberta com os filhos.

Eles precisam saber e entender sobre as mudanças que os seus corpos estão passando, bem como da estrutura e funcionamento dos órgãos sexuais.

Aproveite esse momento e fale sobre as implicações da vida sexual, que vão muito além do que a gravidez indesejada.

Informe sobre os riscos de infecções ou mesmo de contrair alguma doença sexualmente transmissível, por exemplo.

A educação sexual não deve se limitar em informações a respeito dos métodos contraceptivos, mas também fazer com que o jovem tenha um despertar de consciência sobre esse assunto.

No que se refere à orientação sexual ou identidade de gênero, esse pode ser um desafio para os pais e família.

Porém, também é necessário falar sobre esses assuntos, pois também envolve algumas questões sobre sexualidade.

Conversas sem tabus

Falar sobre sexualidade já é uma quebra de tabu, mas é preciso saber de que forma falar sobre isso. Procure ser sempre objetivo e transparente.

No entanto, há outros assuntos dos quais é importante falar sobre, em especial no que se refere ao consumo de substâncias como drogas e o álcool.

Quanto a isso, o exemplo sempre vai sobressair. É por essa razão que os pais devem levar uma vida saudável, pois isso já vai facilitar muita coisa para o adolescente.

Afinal de contas, dessa forma ele terá um modelo palpável para poder seguir. Mas apenas isso não é o suficiente.

Não há como negar que o uso desenfreado de substâncias lícitas e ilícitas está cada vez mais comum. Por isso, os pais devem dar um suporte para que o filho saiba como reagir a essas situações.

Primeiro de tudo, informe sobre os riscos que o cigarro, álcool e outras substâncias podem ocasionar na vida de uma pessoa.

Oriente que tudo isso pode romper os relacionamentos e afetar até mesmo as camadas mais profundas de uma pessoa, desestruturando toda uma vida.

Novamente, se você não falar sobre isso, outras pessoas irão fazer isso, mas pode não ser da melhor maneira.

Portanto, tenha a certeza de deixar tudo muito bem claro, dando o máximo apoio, suporte e sempre fazendo com que o seu filho sinta que pode conversar com você.

+ Acessados

Veja Também