Qual é a diferença entre notas de topo, de meio e de base em um perfume?

Mike Alves

Mike Alves

Pixabay

Qual é a diferença entre notas de topo, de meio e de base em um perfume?

Os perfumes são compostos por diferentes ingredientes que se combinam para criar a fragrância única de cada produto. E para entender melhor como esses ingredientes se unem, é importante conhecer as notas de perfume (topo, meio e base). 

Pois, cada uma delas é responsável por uma parte da fragrância e é necessário saber como elas se desenvolvem ao longo do tempo no seu corpo. Todavia, a maioria das pessoas não sabe qual é a diferença entre notas de topo, de meio e de base em um perfume. 

Dessa forma, se você também está incluído nesse grupo, saiba que chegou ao lugar certo. No texto de hoje, feito pelo Cheiro da Elegância, vamos explicar a diferença entre as notas de topo, de meio e de base em um perfume e como elas influenciam na percepção do cheiro. Portanto, continue lendo e saiba mais. 

O que é nota de topo no perfume? 

Para iniciarmos o nosso texto, precisamos primeiro falar sobre o que é nota de topo do perfume. As notas de topo são aquelas que sentimos após aplicarmos o perfume. 

Em outras palavras, é o primeiro cheiro que as pessoas sentem ao borrifar a fragrância. Via de regra, elas são mais leves, com notas aromáticas e cítricas. Além disso, desaparecem rapidamente. 

E as notas de meio? 

As notas de meio ou de coração representam a segunda camada de um perfume. É aquele cheiro que surge logo após as notas de topo desaparecerem.

É comum que essas notas apresentem fragrâncias picantes, frutadas e florais. Nesse sentido, o grande destaque fica para os perfumes femininos, que possuem uma predominância das referidas notas. 

O que são notas de base no perfume? 

As notas de base são aquelas que apresentam maior percentual em um perfume. Elas dizem respeito a cerca de 50% de toda a fragrância e são extraídas a partir de resina de madeira ou moléculas sintéticas. 

Essas notas são aquelas que sentimos mesmo após um longo período desde a aplicação do perfume. Sendo assim, aquele cheirinho que sentimos na roupa no final do dia são as notas de base do perfume. 

Qual é a diferença entre notas de topo, de meio e de base em um perfume? 

Como vimos anteriormente, existem diferenças entre as notas de topo, de meio e de base. Pois, cada uma delas representa uma parte do perfume e a percepção que as pessoas terão dele. 

Por exemplo, no caso das notas de topo, temos o primeiro cheiro sentido pelas pessoas na hora que elas aplicam perfume. Geralmente, essas notas são muito mais leves e desaparecem com mais rapidez. 

Por outro lado, as notas de meio são as responsáveis por dar “alma” aos perfumes, durando muito mais tempo do que as notas de topo e fazendo com que o seu cheiro mude ao longo do tempo. 

Finalmente, as notas de base representam a maior porcentagem da fragrância e possuem a maior duração entre todas elas. Sendo assim, são as notas que sentimos no final do dia quando o perfume já evoluiu ao máximo. 

Considerações finais 

Diante de tudo que foi visto ao longo do texto, é possível perceber que o perfume passa por um caminho de evolução, que se inicia com as notas de topo e finaliza com as notas de base. 

Nesse período, é possível sentir diversas nuances da fragrância, fazendo com que o cheiro se torne envolvente e marcante. Dessa forma, são elas as responsáveis por dar vida ao perfume. 

Além disso, também foi possível perceber qual é a diferença entre notas de topo, de meio e de base em um perfume. Portanto, agora você sabe diferenciar cada uma delas e poderá apreciar ao máximo a sua fragrância. Sendo assim, aproveite! 

+ Acessados

Veja Também