Qual a melhor época para viajar à Suécia?

Picture of Assessoria

Assessoria

Pixabay/Ilustrativa

Qual a melhor época para viajar à Suécia?

A Suécia é um destino turístico ainda pouco explorado pelos brasileiros e que tem muito a oferecer para quem ama vivenciar outras culturas e admirar paisagens bem diferentes das nossas. Como o clima no país costuma ser muito mais frio do que estamos acostumados aqui no Brasil, pode ser melhor viajar à Suécia na época mais quente do ano por lá, entre julho e agosto. 

O verão sueco é animado, com muitos shows e eventos ao ar livre (muitos deles gratuitos) em toda a região. Além disso, é quando se pode experienciar o fenômeno do sol da meia-noite.

Já os meses do outono e inverno são interessantes para quem pretende observar o fenômeno natural conhecido como aurora boreal, que pode ocorrer na região de setembro a março.

Ao decidir qual a época ideal para a sua viagem, lembre-se que será obrigatório obter uma autorização eletrônica no ETIAS com isenção de visto da Suécia para brasileiros que viajarem ao país a turismo a partir de 2022. 

Mas não se preocupe, pois neste artigo vamos compartilhar dicas de atrações na Suécia e informações básicas sobre o ETIAS.

Quais as principais atrações suecas

São muitas as atrações suecas que encantam os turistas brasileiros, estes são nossos destaques:

Atrações em Estocolmo: A capital da Suécia é uma cidade com atmosfera vibrante e muitas opções em termos de cultura, gastronomia, design, arquitetura, compras e diversão. 

Gamla Stan, o centro histórico, é cortado por pontes e pequenas ruas com prédios em tons de bege, além das ciclovias largas que convidam a alugar uma bicicleta pública para explorar os arredores. A região central também tem museus temáticos como o Vasa (que abriga uma embarcação original do tempo dos vikings), o museu da banda ABBA e um parque-museu que reproduz cenas da vida na Suécia do passado.

Perto ali, há o bairro boêmio Sodermalm com diversos bares que oferecem vistas da cidade pelo alto de uma colina e a descolada região de Zinkersdam, com lojas de moda minimalista bem ao estilo sueco e até acesso a uma praia para você desfrutar de um verão nada convencional.

Onde ver a aurora boreal na Suécia: os lugares mais indicados para admirar o fenômeno natural das auroras boreais do Círculo Polar Ártico em terras suecas são a estação de esqui Aurora, no Parque Nacional Abisko, e o vilarejo Jukkasjäsvi, ambos próximos a Kiruna, no extremo norte sueco. Outro destino recomendado é Portjus, considerado patrimônio mundial da Unesco.

Dica de roteiro: Seja qual for a época de sua viagem, vale a pena combinar a ida à Suécia com um roteiro incluindo outros países escandinavos como Dinamarca, Noruega e Finlândia, todos com acesso fácil a partir de Estocolmo.

Informações básicas para quem vai viajar à Suécia

Isso é o básico que você precisa saber antes de viajar à Suécia:

  • Capital: Estocolmo
  • Moeda: Coroa Sueca (você pode levar euros ou dólares para trocar no país) 
  • Idioma oficial: Sueco (mas é fácil encontrar quem fale inglês nas cidades suecas)
  • Fuso horário: A Suécia segue o fuso central europeu e adota horário de verão
  • Clima: Estações bem definidas, com temperaturas médias abaixo de 0ºC durante vários meses e verões amenos (mas com possibilidade de picos de até 30ºC em certas regiões) 
  • Vistos: Os cidadãos brasileiros só precisam de visto para a Suécia em casos de permanência prolongada ou trabalho. 

Para viagens por menos de 3 meses com finalidade de turismo ou negócios, os portadores de passaporte do Brasil têm isenção de visto para diversos países europeus. Porém, quando o ETIAS estiver em vigor, nossos turistas terão que obter uma autorização prévia para entrar na Suécia.

ETIAS: novo requisito para entrar na Suécia e outros países da Europa

Como vem sendo anunciado há alguns anos, a União Europeia está prestes a implementar o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) para aprimorar a segurança na área conhecida como Espaço Schengen — composta por 26 países que adotam uma política de movimentação livre de passaportes nas fronteiras compartilhadas.

A autorização emitida pelo ETIAS vai se tornar obrigatória para quem deseja entrar na Europa por essa área, que inclui a Suécia, e ter direito a se deslocar livremente entre todos os países do Schengen sem a necessidade de passar por controles rígidos ao atravessar fronteiras internas.

Na prática, isso significa que você deve preencher um formulário e efetuar o pagamento da taxa para emissão de uma autorização eletrônica no ETIAS antes de viajar à Suécia.

Tudo é feito online e rapidamente você pode ter a autorização ETIAS conectada a seu passaporte para usar em múltiplas entradas na Europa com permanência de até 90 dias a cada período de 180 dias. Cada autorização de viagem tem validade de 3 anos ou até a expiração do passaporte.

+ Acessados

Veja Também