Quais são os impulsionadores do preço do Bitcoin?

Bitcoin se tornou um fenômeno fascinante no mundo financeiro e de investimento
Pixabay/Ilustrativa

Quais são os impulsionadores do preço do Bitcoin?

A Bitcoin se tornou um fenômeno fascinante no mundo financeiro e de investimentos, atraindo cada vez mais investidores de todos os cantos do globo. É uma das classes de ativos mais rentáveis, superando vários ativos tradicionais. Como outras moedas digitais, a Bitcoin é um ativo altamente volátil. Ainda assim, tem demonstrado historicamente um crescimento constante de preços para se tornar a criptomoeda mais proeminente.  

O desempenho brutal da Bitcoin em meio a uma volatilidade contínua faz com que muitas pessoas se perguntem o que impulsiona seu preço. Vários fatores influenciam os movimentos de preços da Bitcoin. O seguinte artigo explora os principais impulsionadores do preço da Bitcoin.  

Apetência pelo risco 

Especialistas argumentam que a apetência pelo risco é um dos fatores críticos do valor da Bitcoin. Como sugerido acima, as criptomoedas como a Bitcoin são investimentos de risco. Os investidores frequentemente se apressam a vender investimentos arriscados sempre que ficam nervosos. Consequentemente, eles tendem a comprar mais ativos sempre que as condições do mercado parecem saudáveis.  

As criptomoedas respondem à dinâmica dos riscos. Várias razões podem despertar a perceção dos investidores sobre a Bitcoin. Por exemplo, comentários cada vez mais negativos sobre a Bitcoin fazem com que ela pareça mais arriscada, impactando uma venda rápida. Por outro lado, os comentários positivos impulsionam a demanda pela Bitcoin, empurrando os preços para cima.  

Economia da Oferta e da Demanda  

A economia da oferta e da demanda desempenha um papel fundamental na determinação dos preços de bens e serviços. Os movimentos de preços da Bitcoin também seguem um padrão semelhante. Entretanto, a Bitcoin é única porque tem um limite de oferta limitado. O algoritmo Bitcoin estipula que apenas 21 milhões de tokens entrarão em circulação, com cerca de 18 milhões atualmente em circulação.   

A Bitcoin também sofre redução pela metade, o que reduz o número de recompensas emitidas aos mineiros pela metade a cada quatro anos. A oferta limitada e a redução pela metade são fatores vitais que afetam a escassez da Bitcoin em meio à crescente demanda do mercado. A diminuição da oferta e a crescente demanda da Bitcoin permitem que ela conserve um poder de compra maior ao longo do tempo, levando os preços para cima.  

Como qualquer outra economia de mercado, um produto com oferta limitada e maior demanda sempre atrai um maior valor. De acordo com a maioria dos analistas, o preço da Bitcoin, sem dúvida, estabelecerá novos recordes no futuro.  

Fatores de toda a indústria  

Ao contrário dos ativos tradicionais, como as moedas fiduciárias regulamentadas pelos governos, a Bitcoin é descentralizada. Como tal, não está sujeita a influências políticas ou institucionais. Ao invés disso, seus preços se movem com base nas percepções do público. Isso significa que notícias e desenvolvimentos que impactam toda a indústria das criptomoedas ou alguns setores da indústria influenciam o preço da Bitcoin.  

As regulamentações governamentais e as medidas de repressão são excelentes exemplos dos fatores que influenciam o preço da Bitcoin em toda a indústria. Por exemplo, notícias de instituições governamentais, tais como a immediate edge encerrarem empresas de criptomoedas muitas vezes impacta negativamente os preços da Bitcoin. Tais desenvolvimentos retratam uma perceção negativa para o público, enviando muitos investidores para um modo de pânico.  

Preocupações com o excesso de alcance poderiam impulsionar o mercado para baixo, com impactos significativos no preço do Bitcoin, uma vez que esta é a criptomoeda mais proeminente. Por outro lado, boas notícias de reguladores e outras instituições levantariam toda a indústria de criptomoedas. As reações do mercado de criptomoedas à proibição da negociação de criptomoedas na China indicam como as perceções negativas poderiam afetar a Bitcoin e a indústria..  

Fatores técnicos 

A análise técnica requer mercados menos eficientes para operar. De acordo com um estudo da Reserva Federal dos Estados Unidos, a análise técnica nos mercados de ações funcionou nos anos 70 e 80, mas foi reduzida nos anos 90 devido à melhoria dos fluxos de informação. Especialistas argumentam que a Bitcoin imita os sistemas ineficientes dos anos 70. Ele opera em múltiplas plataformas de câmbio descentralizadas, o que torna difícil determinar o preço exato da Bitcoin a qualquer momento. Além disso, alguns investidores acusam os criadores de mercado de manipularem os preços. No entanto, esses fatores fazem do acompanhamento de tendências uma das melhores ferramentas para acompanhar os preços da Bitcoin.  

Vários fatores influenciam o preço da Bitcoin. Ainda assim, estes são os fatores que mais influenciam os preços da Bitcoin.  

+ Acessados

Veja Também