Quais são os benefícios das cooperativas de mineração?

Picture of Antônio Vieira da Silva

Antônio Vieira da Silva

Quais são os benefícios das cooperativas de mineração?

Entre vários benefícios de uma cooperativa de mineração, podemos considerar inicialmente a legalidade do garimpo, que deixa de ter trabalhadores atuando na clandestinidade. Além disso, as cooperativas buscam minimizar os impactos ambientais da atividade, contribuem com a economia da região e atuam para a melhoria da condição econômica-social do garimpeiro, já que todos tem participação igualitária.

A Constituição Federal já prevê, no artigo 174, o amparo a esse sistema: “O Estado favorecerá a organização da atividade garimpeira em cooperativas, levando em conta a proteção do meio ambiente e a promoção econômico-social dos garimpeiros.” Entre os princípios do cooperativismo, destaca-se a adesão livre e voluntária, a gestão democrática, a participação econômica, a autonomia e independência e o interesse pela comunidade.

A finalidade dessas cooperativas é possibilitar pesquisa, extração, lavra, industrialização, comercialização, importação e exportação de produtos minerais. Além de todo esse trabalho voltado para a exploração dos minérios, as cooperativas também costumam apoiar os seus cooperados com diversos tipos de serviços, como saúde e educação.

Em nossa cooperativa, situada no interior de Mato Grosso, no município de Aripuanã, uma série de serviços são disponibilizados para os garimpeiros e suas famílias que moram na Vila Garimpeira. Hoje, contamos com um Posto de Coleta e Diagnóstico Microscópio da Malária, transporte escolar para levar crianças e adolescentes às creches e escolas da cidade, coleta de lixo e caminhão-pipa para molhar as ruas.

O trabalho feito pelo posto de saúde em relação à malária, por exemplo, tem gerado resultados muito positivos para toda a comunidade, já que em 2020 foram registrados 1.114 casos e estamos conseguindo reduzir consideravelmente, mês a mês, os casos na região do garimpo. Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano, foram confirmados 143 casos, em junho 24, e em agosto, até o momento, foram registrados somente 10 casos da doença.

E todo esse trabalho foi graças a união de todos os cooperados que vislumbraram um futuro melhor para o sustento de suas famílias por meio do trabalho legal garantido pela cooperativa.

Considerada uma das atividades econômicas mais importantes do país, o setor mineral ainda tem grande potencial de crescimento, já que o solo brasileiro é abundante em riquezas naturais. E a criação de cooperativas para participar desse processo se torna cada dia mais importante não somente para contribuir com as economias regionais, mas porque gera oportunidade para milhares de trabalhadores.

*Antônio Vieira da Silva é garimpeiro e presidente da Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros da Região de Aripuanã (Coopemiga) – E-mail: [email protected]

+ Acessados

Veja Também