Projeto social auxilia no resgate de jovens em situação de vulnerabilidade

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Projeto social auxilia no resgate de jovens em situação de vulnerabilidade

Luiz Alvim , 63, pai de Thiago Alvim,16 anos, se emociona ao falar sobre o avanço percebido em seu filho desde que o inseriu no projeto PM Mirim, em Juara (709 km da Capital). Com diversos registros de envolvimento em delitos de furto, o pai do menor, antes desesperançoso, agora sorri ao falar sobre a mudança de comportamento do filho.

Vindo do Sul do Brasil para o município na tentativa de resguardar o filho que estava inserido no "mundo do crime", o aposentado se viu em desespero quando percebeu que o menor continuava com as práticas delituosas.

Em Juara, ao perceber que Thiago continuava envolvido com o crime, Alvim buscou ajuda junto à promotoria do município sobre o que poderia fazer para ajudar o filho, neste momento ele foi apresentado ao projeto "PM Mirim".

Segundo Alvim, a mudança na rotina da família foi 'sensacional'. "A melhora do meu filho foi uma vitória, eu sou muito grato a Polícia Militar por este trabalho que resgatou meu filho e devolveu a harmonia ao nosso lar", disse o pai emocionado.

O projeto é desenvolvido pelo 21° Batalhão de Polícia Militar do município, e atualmente atende 75 jovens e adolescentes entre 12 e 16 anos, com oferta de atividades físicas e extracurriculares.

São práticas esportivas, aulas de reforço para contrapor arotina escolar nos conteúdos relacionados a gramática, interpretação, produção de texto e práticas de civismo que proporcionam aos jovens noções de cidadania, disciplina e respeito ao próximo.

Thiago também expressa satisfação ao falar sobre sua participação nas atividades do PM Mirim. Ojovem afirma que as mudanças ampliaram sua maneira de ‘ver o mundo’.

“Hoje eu percebo o que fiz de errado e agora quero seguir pelo caminho certo. É bom poder contar com o apoio da minha família, agradeço meu pai por ter insistido em me ajudar”, disse o jovem.

Sobre a mudança de Thiago, o coordenador do projeto, soldado PM Valter Silva, diz que casos como esses motivam a dar continuidade com as atividades.

"Esta é com certeza uma história que nos emociona. O nosso objetivo é evitar que esses jovens se envolvam com o crime. Oresgate de alguém que já estava inserido neste contexto nos emociona e, principalmente, nos motiva a seguir com nossos objetivos", ressaltou o soldado.

Aproveitando o envolvimento do filho no projeto, Alvim resolveu contribuir também com as atividades. Utilizando seus mais de 20 anos de experiência com o boxe, Alvim é hoje oresponsávelpelas atividades de boxe ofertadas aos jovens inseridos no projeto.

"É uma honra e enorme satisfação poder contribuir com este trabalho e retribuir o recebi", enfatizou o instrutor.

Para participar do projeto, o candidato interessado precisa estar matriculado em uma unidade de ensino e apresentar frequência escolar regular.

Uma parceria com a Defensoria Pública do município, também direciona às atividades menores envolvidos em processos de indisciplina e desvio de conduta.

Em Juara, o PM Mirim funciona desde 2008. Cerca de 500 crianças já passaram pelo projeto desde então.

+ Acessados

Veja Também