Projeto que regulamenta estatuto da microempresa será apreciado na AL

Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Projeto que regulamenta estatuto da microempresa será apreciado na AL

A Assembleia Legislativa deve apreciar ainda neste mês um substitutivo integral do Projeto de Lei Complementar 29/2015, que trata da regulamentação no Estado do Estatuto das Micro e Pequenas Empresas. A discussão para conclusão e apreciação do projeto está sendo coordenada pelo presidente da Casa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), juntamente com o deputado Oscar Bezerra (PSB).

A Legislação Federal referente às micro e pequenas empresas prevê a obrigatoriedade de regulamentação nas esferas estadual e municipal. Em Mato Grosso, a lei já foi regulamentada em todos os 141 municípios, faltando apenas uma legislação estadual sobre o tema. O Projeto de Lei Complementar foi encaminhado pelo Executivo e um substitutivo integral está sendo elaborado na Assembleia Legislativa.

Uma das contribuições previstas no projeto trata da preferência às micro e pequenas empresas para venda de produtos de até R$ 80 mil ao Governo do Estado. Outro ponto crucial diz respeito à garantia de tratamento tributário diferenciado para as micro e pequenas empresas.

Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), há atualmente em Mato Grosso 208 mil empresas, sendo 200 mil consideradas micro e pequenas. Diante dessa realidade, o presidente da Assembleia, deputado estadual Guilherme Maluf, afirma que a regulamentação do estatuto será fundamental para o fortalecimento da economia do Estado.

“Isso vai gerar economia para Mato Grosso, que poderá adquirir produtos mais baratos, produzidos aqui mesmo. Além disso, esses recursos continuarão no Estado, fomentando a geração de empregos e renda”, ressaltou.

O assunto foi discutido durante reunião realizada na semana passada, com o deputado Guilherme Maluf, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, e o superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro.

Para José Guilherme Ribeiro, a regulamentação da lei é uma das saídas para a crise econômica do Estado. “As micro e pequenas empresas representam 96% das empresas existentes em Mato Grosso e são a mola propulsora do desenvolvimento do Estado. A regulamentação da lei vai criar um ambiente favorável para a geração de novos empregos e favorecer a criação de novos empreendedores”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antonio Joaquim, destacou a contribuição da Assembleia Legislativa para aprovação do projeto.

“Inserir as micro e pequenas empresas nas compras governamentais é uma luta dos Tribunais de Contas em todo o país. Aproveito para cumprimentar o presidente Maluf pela sua liderança em encaminhar a discussão na Assembleia, que resultará em benefícios para todo o Estado”, disse.

+ Acessados

Veja Também