Projeto premiado em edital de Literatura oferece oficina de teatro de sombras para professores

O curso gratuito e online ensina a usar sombras para contar histórias em salas de aula. Inscrições abertas

Foto por: Divulgação

Mais uma ação premiada no edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-Grossense vai ajudar na democratização do acesso ao universo da literatura no Estado. Contemplado na categoria Contador de Histórias na seleção pública da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o projeto Sombreando Lendas oferece curso de teatro de sombras como ferramenta para contar histórias em salas de aula.

Contando Histórias na Sombra com o Grupo Penumbra é o nome da oficina online direcionada a professores das cidades de Sapezal, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Várzea Grande. Com carga horária total de 15 horas, a qualificação começa no dia 30 de novembro e prossegue até 09 de dezembro, em dias não consecutivos, das 19h às 21h.

As inscrições são gratuitas por meio de formulário online (link AQUI) e estarão abertas até o próximo sábado (28.11) ou até o preenchimento das vagas.




Para a diretora e produtora do Grupo Penumbra, Juliana Graziela, o teatro de sombras possibilitará a diversificação das aulas, tornando-as mais atrativas.

“Propomos essa oficina para abordar o teatro de sombras como ferramenta potente e criativa de estímulo em salas de aula. Por meio de sombras, os educadores podem contar histórias e também provocar seus alunos a contarem e criarem as suas próprias”, explica.

Além da qualificação, o projeto compreende ainda a exibição online da peça “Sombreando Lendas” e uma live que contarão com intérprete de libras. Prevista para dezembro, a peça usa a contação de histórias e as sombras para conduzir o espectador a viajar pelo universo das lendas de Cuiabá, de Mato Grosso e do Brasil. Trata-se de um teatro de sombra contemporâneo, em que figuras recortadas são projetadas numa junção com próteses corporais e sons.

Serviço

Oficina online “Contando Histórias na Sombra com o Grupo Penumbra”

Público: Professores das cidades de Sapezal, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Várzea Grande

Período oficina: 30/11, 01, 02, 03, 04, 07, 08 e 09/12, 19h às 21h

Período de inscrição: 26 a 28 de novembro

Formulário de inscrição: AQUI