Projeto pioneiro já produziu mais de 30 mil quilos de pescado em Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Projeto pioneiro já produziu mais de 30 mil quilos de pescado em Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, iniciou em 2013 os trabalhos de escavação de lâminas d’água para criação de peixes a fim de gerar renda extra ao pequeno produtor rural. Atualmente já são 125 tanques de piscicultura no município e esse número deve aumentar para 250 até o final da gestão do prefeito Percival Muniz.

De acordo o secretário da pasta, Renato Mendes, o município proporciona todo o suporte ao pequeno produtor, além da escavação entra com o transporte do alevino, transporte da ração e assistência técnica durante todo o período.

“O objetivo da secretaria não é que o produtor tenha como atividade principal a piscicultura, mas sim que ela seja uma alternativa de renda. A curto prazo queremos mostrar que com uma pequena área dentro de sua propriedade ele pode mudar a situação e ganhar mais. Devemos comprar mais uma máquina para perfuração, aumentando o suporte e o número de tanques perfurados”, explica.

A criação dos peixes tambaqui e tabatinga, são as recomendadas do secretário, pois são peixes mais resistentes, de fácil manejo e adaptados ao clima da região, além de saborosos. “Geralmente todo mundo quer o pintado, mas a produção é mais cara, além do predador (morcego) matá-lo mais que as demais”, destaca Renato.

O produtor Djalma Gonçalves, 53 anos, do assentamento Primavera, diz que a ajuda do município é essencial ao produtor. “Sem a ajuda da prefeitura eu não conseguiria furar o tanque sozinho, devido ao alto custo. Quero parabenizar a Secretaria pela ótima assistência, pois ela é de suma importância a nós pequenos produtores”, disse.

Segundo dados da Secretaria há vários produtores comercializando peixes, inclusive na semana santa deste ano foram colocados no mercado de Rondonópolis, numa estimativa baixa, quase 30 mil quilos de peixes, já produtos desse projeto. No assentamento Primavera onde foram iniciados os trabalhos, os produtores já estão na segunda safra.

+ Acessados

Veja Também