Projeto Paz e Segurança na Comunidade Escolar inicia ações na rede escolar de Várzea Grande

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Projeto Paz e Segurança na Comunidade Escolar inicia ações na rede escolar de Várzea Grande

Compartilhe:

Em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a Secretaria Municipal de Defesa Social iniciou as ações previstas para o primeiro semestre desse ano do Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” nas escolas da rede municipal de Várzea Grande.

De acordo com o secretário de Defesa Social,  Alessandro Ferreira da Silva, o projeto tem o objetivo de desenvolver nos alunos valores importantes para a formação de sua capacidade moral, intelectual e social, com foco à paz e não a violência.

Por meio do projeto, são realizadas palestras educativas que abordam temas como a Família, a Autoestima, o Bullying, o Ciberbullying, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), a Sexualidade, as Drogas Lícitas e Ilícitas, o Tráfico de Pessoas e outros assuntos de interesse da sociedade.

Este ano, em decorrência da continuidade da pandemia do novo Coronavírus, as palestras serão realizadas para professores e coordenadores sobre o sistema de ensino híbrido, ministradas pela coordenadora do projeto, Márcia Maria de Souza Oliveira. As ações estão sendo feitas observando todos os protocolos de biossegurança, com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento seguro.

No primeiro semestre deste ano, 12 escolas da rede municipal serão contempladas com as ações do projeto: EMEB ”Profª Irenice Godoy de Campos”, Bairro Jardim Imperial; EMEB “Profª Lúcia Leite Rodrigues”- Bairro Novo Mato Grosso, EMEB ”Gonçalo Domingos de Campos” (CAIC) – Bairro Jardim Alá, EMEB.” Profª Líbia da Costa Rondon” – Bairro – 24 de dezembro, EMEB “Julio Domingos de Campos” – Bairro Capão Grande, EMEB “Profº  Paulo Freire” – Bairro Jardim Glória II, EMEB “Faustino Antônio da Silva” – Bairro Colinas Verdejantes,  EMEB “Tem. Abílio da Silva Moraes” – Bairro XV de maio, EMEB “Joaquim da Cruz Coelho” – Bairro Serra Dourada, EMEB “Benedita Bernardina Curvo” – Bairro Nova Ipê, EMEB “Senhora Dirce Leite de Campos” – Bairro Jardim Itororó, EMEB “Benedita Bernardina Curvo” – Barro Nova Ipê e EMEB “ Lenine de Campos Póvoas” no Bairro Capão do Pequi.

O responsável pelo projeto junto a SMECEL, professor José Vieira, este trabalho teve início desde 2017, sendo responsável por transformações e mudanças de comportamento nas unidades escolares contempladas com o projeto. “Estas ações desenvolvidas pela Guarda Municipal junto às escolas são importantes para a conscientização dos nossos alunos, principalmente aqueles que vivem em situação vulnerabilidade social. O objetivo principal desse trabalho é contribuir para a segurança e a formação dos alunos da rede pública, aumentando cada vez mais os laços de cooperação entre a instituição de segurança municipal e a secretaria de Educação, além da mudança de comportamento desses jovens junto ao convívio familiar e amigos, evitando assim conflitos e violência no meio em que vivem”, explicou o professor.

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também