Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” atenderá 10 escolas no primeiro semestre de 2022

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” atenderá 10 escolas no primeiro semestre de 2022

Em parceria entre a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal de Defesa Social, o Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” vai atender 10 escolas da rede municipal de Várzea Grande no primeiro semestre de 2022.

O projeto tem como foco o desenvolvimento dos valores importantes do estudante para a formação de suas capacidades morais, intelectuais e sociais, relativos à paz e à não violência através de experiências significativas para a vida de todos os seres, proporcionando a construção de conhecimentos, análise das aplicações do ensino para formação docente e incorporação de todas as formas de aprendizagem ativa que ajudam os alunos a desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Guarda Municipal e coordenadora do Projeto, professora Márcia Maria de Souza Oliveira as ações serão baseadas na apresentação de palestras educativas de sensibilização e prevenção nas unidades escolares com os temas: autoestima, abuso sexual (pedofilia), bullying, comportamento, autoconhecimento, orientações sobre o ENEM, expectativa de vida, gravidez precoce (DST’s), pandemia (coronavírus) e outros temas pertinentes à comunidade escolar.

Responsável pelo projeto junto a SMECEL, o assessor técnico professor José Vieira Ângelo Rocha destacou que este trabalho teve início em 2017 se tornando responsável por transformações e mudanças de comportamento nas escolas. “As ações desenvolvidas pela Guarda Municipal junto às escolas são importantes para a conscientização dos nossos alunos, principalmente aqueles que vivem em situação vulnerabilidade social. O objetivo desse trabalho é contribuir para a segurança e para a formação dos alunos da rede pública, ampliando os laços de cooperação entre a instituição de segurança municipal e as escolas, além da mudança de comportamento dos estudantes junto ao convívio familiar e amigos” afirmou.

As escolas que receberão o Projeto “Paz e Segurança na Comunidade Escolar” neste primeiro semestre são: Emeb “Abdala José De Almeida” Bairro São Mateus; Emeb “Faustino Antônio Da Silva” – Bairro Colinas Verdejantes; Emeb “Aristides Pompeo De Campos” – Bairro Cidade De Deus; Emeb “Júlio Correa” – Bairro São Mateus I; Emeb “Pe. Luiz Maria Ghisoni” Bairro Vila Artur; Emeb “Prof. Paulo Freire” – Bairro Jardim Glória II; Emeb “Mercedes De Paula Sôda” – Bairro Jardim Paula I; Emeb “Prof. Demétrio De Souza” – Bairro Maringá I; Emeb “Manoel Correa De Almeida”- Bairro Alameda e Emeb “Heroclito Leôncio Monteiro” – Bairro Cohab Santa Fé.

+ Acessados

Veja Também