Projeto “Elas Empreendem” será ampliado em Várzea Grande

Secom/VG

Secom/VG

Projeto “Elas Empreendem” será ampliado em Várzea Grande

O projeto ‘Elas Empreendem’ – que atualmente é realizado em 44 bairros que atingem as microrregiões dos territórios dos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS – será ampliado e vai beneficiar um número maior de mulheres em Várzea Grande. O comunicado foi feito pelo prefeito Kalil Baracat, durante o evento de entrega de certificados a 500 alunas que participaram de capacitações, neste primeiro semestre, na Casa de Sarita.  

“Nada disso é possível, não só na assistência social, como nas demais pastas da prefeitura, sem a participação de vocês, que me dão força e ajudam para que os projetos, as obras e as coisas aconteçam. Hoje as palmas são para vocês que estão concluindo uma etapa de suas vidas. Esse espaço foi desenhado com muito carinho e amor, e saiu do papel porque estava em meu plano de governo, que era o de criar um Centro de Empoderamento da Mulher. Esse evento é motivo de orgulho para mim e minha equipe receber essas mulheres com sorrisos nos rostos e com brilho no olhar do dever cumprido”.

Ovacionado pelas mulheres presentes no evento, o prefeito Kalil Baracat, disse que o sentimento é de gratidão pela demonstração de carinho e respeito a sua pessoa. “Isso demonstra que estamos no caminho certo, fazendo políticas públicas que vão ao encontro dessas mulheres, e de jovens, crianças e em todas as áreas, seja na assistência, na saúde, educação, na cultura e isso é muito gratificante, aliás, esse o reconhecimento do dever cumprido”, observou. 

A primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat agradeceu ao prefeito Kalil Baracat por prontamente ter abraçado o sonho de tirar do papel a Casa de Sarita e transformá-la em realidade.  “Quando eu vim visitar essa casa, eu já via essa quadra, como está hoje, repleta de mulheres, e de mulheres qualificadas, empoderadas, parceiras e amigas uma das outras mulheres.  Eu já via isso acontecer e chegar aqui e ver essa quadra lotada é a concretização de um sonho. E eu tenho certeza de que Sarita Baracat também está muito feliz porque ela foi uma pioneira no empoderamento feminino aqui no município. A Educação, a qualificação profissional realmente é o que nós mulheres devemos buscar, cobrar e insistir para que as nossas vidas sejam transformadas. Essa é a primeira etapa do projeto, porque neste segundo semestre de agosto vamos dobrar o número de bairros que serão atendidos, porque todas as mulheres merecem ter acesso ao Elas Empreendem”, comemorou. 

A coordenadora do Elas Empreendem, Ellen Costa, reafirmou a importância do projeto que tem como foco o fomento do empreendedorismo feminino, e a emancipação social e econômica de meninas e mulheres, garantindo a oportunidade de melhoria na renda familiar, o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades para a convivência social e comunitária, promoção da autoestima e preparação para o mercado de trabalhos. “Realizamos diversos cursos dentre eles de artes finas, crochê, pintura em tecido, amigurumi (técnica japonesa de crochê), designer de sobrancelhas, costura criativa e automaquiagem e podemos dizer que todas as alunas concluem o curso com 100% de aproveitamento e aptas a desenvolverem a atividade concluída. Estamos felizes em poder ajudar essas mulheres a serem protagonistas de suas vidas, e de terem condição de melhorar a sua condição financeira”.    

Representando a Câmara Municipal, o vereador Ícaro Reveles destacou o bom trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, em especial pela Secretaria de Assistência Social. “Nós, enquanto Poder Legislativo, esperamos do poder público que devolva à sociedade curso de qualificação profissional, saúde e educação. Eu que tive a oportunidade de conhecer Sarita Baracat na época do Couto Magalhães, lembro que ela sempre nos deu exemplo de quanto a educação muda do cidadão, além de esporte e cultura.  Eu posso dizer que conheci Sarita e Aziza Baracat que foram mulheres que mudaram a realidade de Várzea Grande através de ações como esta que estamos vivenciando aqui, curso de qualificação e educação. Espero que essa Casa de Sarita dê muito bons frutos e ajude muito mais as mulheres de Várzea Grande a serem independentes”.  

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que as participantes das diversas oficinas desenvolvidas na unidade social, são a razão do ‘Elas Empreendem’ e do existir da Casa de Sarita. “Estamos sendo referência e esse sucesso se deve a vocês, porque se o programa fosse lançado e não tivesse adesão, nada disso teria sentido. Então a razão desse sucesso se deve a cada uma de vocês que hoje recebem o certificado de conclusão de curso. Vocês são essenciais no caminhar da assistência social”.

A secretária na ocasião agradeceu ao prefeito Kalil Baracat e à primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat, por não medirem esforços para realizar, apoiar e avançar nas políticas públicas voltadas para as mulheres. “Estamos recebendo na ‘Casa de Sarita’, semanalmente, profissionais, secretárias e primeiras-damas de outros municípios para conhecer o modelo de trabalho realizado em Várzea Grande. Estamos sendo referência, e essa referência se deve muito a nossa primeira-dama, Kika Dorilêo Baracat que tem fortalecido as ações e programas sociais no município e por idealizar a Casa de Sarita que hoje se frutifica”. 

A aluna Laudiane Maria da Silva conta que foi difícil concluir o curso. Por ter com quem deixar os filhos teve que trazer os pequenos para a Casa de Sarita, e contou com a ajuda das atendentes para que pudesse se manter atenta aos ensinamentos. “Agradeço imensamente a ajuda dessas pessoas que acolheram os meus filhos e que ajudaram a realizar o curso sem interrupção. Agradeço também a instrutora que sempre me apoiou e que nas horas difíceis tinha sempre uma palavra de incentivo.  Quero também agradecer ao prefeito Kalil Baracat e à primeira-dama pela iniciativa de criar essa casa voltada para as mulheres, principalmente, para aquelas que assim como eu, necessita desse incentivo e acolhimento”, acrescentou. 

PALESTRA: Flávia da empresa WebFlávia destacou a sua trajetória de vida e que antes de se tornar empresária de sucesso da área de publicidade e marketing, sofreu violência doméstica e familiar. Ela conta que passou por muitos momentos difíceis, mas que nunca desistiu e que a sua independência financeira foi impulsionada pela força de vontade, inteligência e resiliência. 

“O que eu quero mostrar para vocês é que todas nós temos uma força interior capaz de sobrepor qualquer barreira, mas para que isso aconteça é necessário acreditar que isso é possível. A minha história de vida não foi fácil, mas não me deixei abalar, e fui à luta. Assim como eu consegui, vocês também podem se superar”, disse.

Flávia acredita que inspirar mulheres é fundamental para todas aquelas que conseguiram ter a liberdade de assumir o protagonismo de suas próprias vidas e dizer para as outras mulheres que podem ser uma empreendedora também. “Eu sempre digo que fora do empreendedorismo não tem muita saída para as mulheres, por isso é importante que você tenha o seu trabalho, seu dinheiro e de decidir a sua vida”, pontuou.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também