Projeto desenvolvido por professor autista em escola pública já recebeu 4 prêmios

Progresso.com.br

Projeto desenvolvido por professor autista em escola pública já recebeu 4 prêmios

Compartilhe:

O projeto desenvolvido na Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira, pelo professor Thiago Moura, que é autista, tem sido multipremiado. Entre o final de 2023 e início de 2024, o professor e a escola já receberam 04 (prêmios) pela prática educacional inovadora.

O projeto mistura elementos do Cinema e do Teatro no estudo de disciplinas como Ciências, Biologia, Geografia, História, Artes e Filosofia. A metodologia multilinguagens tem sido utilizada como recurso-pedagógico para ampliar as possibilidades de aprendizagem, reflexão e enriquecimento cultural na escola. Contribuindo para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das tecnologias, propiciando uma melhor formação ao aluno.

Em 2024, a proposta educacional foi premiada com o 1º Lugar do estado de MS no Prêmio Educador Transformador, e, 3 º Lugar da Região Centro-Oeste no Prêmio Educador Transformador. O prêmio é uma correalização do Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil, e visa reconhecer as melhores práticas educacionais desenvolvidas por professores de escolas públicas e privadas do país.

Inicialmente, o projeto oferecido através do Núcleo de Arte e Cultura – NUAC/SED-MS, visava oferecer aulas de teatro para os estudantes. Mas não parou por aí, o professor Thiago Moura, que também ministra aulas de Projeto de Vida e Filosofia na unidade escolar, passou a articular as aulas com temas estudados pelos alunos em outras disciplinas, para serem pesquisados e desenvolvidos com o grupo.

O projeto deu tão certo, que passou a contar com a assessoria de professores de outras disciplinas, culminando em pesquisas científicas multidisciplinares, desenvolvidas pelos estudantes. Na metodologia adotada também são trabalhados temas éticos como respeito, inclusão e preservação do Meio Ambiente.

Um dos produtos educacionais desenvolvidos pelo grupo, o filme curta-metragem Jornal do Meio: Bioparque Pantanal, ganhou outros 02 (dois) prêmios: Melhor Roteiro e 2º Melhor Filme do I Festival de Cinema das Escolas Estaduais de MS em 2023.

O filme, produzido em formato de telejornal, apresenta o Bioparque do Pantanal, tendo a escola como “estúdio” e conta com a entrada de repórteres mirins que entrevistam especialistas em Meio Ambiente. Todo elenco é formado por estudantes da escola e o projeto teve orientação do Professor Thiago Moura. Durante o processo de ensaios e produção, os estudantes realizaram ainda uma série de intervenções artísticas para a comunidade escolar.

Tudo isso já seria motivo de comemoração, mas não para por aí. O Professor Thiago Moura é uma pessoa neurodivergente, autista nível I de suporte. Pessoas neurodivergentes são aquelas cujo funcionamento cerebral difere do que é considerado típico pela sociedade. Isso pode se manifestar em uma variedade de formas e pode incluir condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outras. Essas diferenças podem variar dependendo da maneira como essas pessoas pensam, aprendem, se comunicam, percebem o mundo e interagem com os outros.

A trajetória de sucesso do professor e da escola mostram que com as corretas

oportunidades, pessoas autistas podem apresentar todo o seu potencial, sejam estudantes ou profissionais da Educação. Essas ações e resultados consagram a Escola Pública como um lugar de respeito a diversidade, inclusão, acolhimento das diferenças e fecundo de talentos.

Fonte: Texto produzido por Escola Estadual Orcírio Thiago de Oliveira e publicado por https://www.progresso.com.br/

Deixe um comentário

Veja Também