Programa Palavra Literária entrevista a escritora Neide Silva

Picture of Assessoria

Assessoria

Divulgação / Arquivo Pessoal

Programa Palavra Literária entrevista a escritora Neide Silva

A escritora e artista plástica Neide Silva é a próxima entrevistada da segunda temporada do programa “Palavra Literária”, da TV Assembleia (TVAL). O episódio vai ao ar no próximo sábado (26), nos canais 30.1 e 30.2, às 12h30 e às 18h30, e as reprises serão transmitidas aos domingos (11h30 / 21h), terças (12h30 / 22h) e sextas-feiras (12h30 / 22h).

Descendente de indígenas, Neide cresceu na periferia de Cuiabá, no bairro Pedregal. O contato com a arte começou cedo, inspirada pelo irmão, o também artista plástico Sebastião Silva. No entanto, foi apenas aos 37 anos de idade, em 2011, durante a gravidez do seu filho mais novo, Norberto, que ela escreveu seu primeiro livro: “Cigamiguinho”, dedicado ao universo infantil.

Em 2013, produziu o seu segundo livro: “Iribi Sabiá”, inspirado nas brincadeiras que fazia com o filho. As obras, porém, ficaram engavetadas por aproximadamente cinco anos, até que a escritora decidiu apresentá-las a uma editora.

“Eu imprimi de forma artesanal e trabalhei com esses livros no estágio final do curso de psicologia. As obras foram muito bem recebidas lá. Foi um trabalho maravilhoso, aprendi muita coisa com as crianças daquele grupo. Depois disso, eu marquei uma reunião com a editora, que gostou muito do projeto e decidiu publicar em 2016”, conta Neide.

insight para o terceiro livro, “Sabina – A Sapinha Bailarina”, veio enquanto escutava música clássica. A personagem, que saltita e rodopia, quebra o padrão estabelecido às bailarinas e carrega uma característica da sua criadora. “Eu sempre sofri com o meu pé chato e assim é o pé da Sabina. Não é aquele pé delicado de bailarina e mesmo assim ela dança”, relata.

As ilustrações dos três primeiros livros foram feitas pelo seu irmão. Já as dos outros três (Kaike, Elvis e Lola, e O reino que Ruiu) foram produzidas por ela mesma. Publicado em 2020, “O reino que Ruiu” foi selecionado no edital Aldir Blanc da Prefeitura de Cuiabá-MT.

Escrever para crianças, na avaliação da autora, é um trabalho complexo e exige ainda mais responsabilidade. “São textos curtos, mas você tem que trazer tudo ali: conflito e desfecho. Tem todo um trabalho de pesquisa por trás e você precisa ter muito cuidado com o que você diz e a forma como diz, pois a criança ainda está em fase de formação da sua personalidade”, diz.

Mas não é apenas ao universo infantil que Neide Souza dedica a sua escrita. Ela também produz crônicas para a coluna “Pés Descalços”, para uma revista eletrônica.

Assim como os livros, as crônicas têm a sua vivência como matéria-prima. “São baseadas na minha infância, na minha trajetória, no lado socioeconômico vulnerável, na formação da minha personalidade”, salienta.

Neide Silva afirma ter se sentido honrada com o convite para participar da segunda temporada do programa “Palavra Literária” e agradece a oportunidade. “Eu assisti a primeira temporada e gostei muito do trabalho e das entrevistas. Foi uma grande satisfação participar dessa temporada. É um reconhecimento que fortalece e valoriza o nosso trabalho e nos dá confiança para continuar produzindo”, ressalta.

+ Acessados

Veja Também