Programa executado em Várzea Grande recebe visita de representantes de vários municípios de Mato Grosso

Picture of Secom/VG

Secom/VG

Programa executado em Várzea Grande recebe visita de representantes de vários municípios de Mato Grosso

Compartilhe:

Várzea Grande tem apresentado resultado positivos em vários programas e serviços sociais executados no município e voltados para todas as faixas etárias, a exemplo do programa Criança Feliz, que nesta quarta-feira (12) recebeu a visita de representantes das cidades de Barão de Melgaço, Cláudia, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Querência, Água Boa e Nova Xavantina, que vieram observar as atividades desenvolvidas junto às comunidades e famílias atendidas. 

O encontro foi realizado no espaço da unidade do Conselho Tutelar, do bairro Jardim Glória, território próximo das famílias atendidas pelo programa Criança Feliz e seus familiares.  

A visita foi coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e faz parte da capacitação continuada – junto aos municípios que desenvolvem o programa Criança Feliz – que é acompanhada e fiscalizada pelo Governo do Estado. “Esses visitantes vieram a Várzea Grande para observar as ações e cuidado no desenvolvimento da criança e das suas famílias.  O município desenvolve um bom trabalho e com resultados positivos”, destacou a coordenadora do Programa Criança Feliz do Estado de Mato Grosso, Marielza Gonçalves. 

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, explica que a participação do Governo do Estado, em especial da Secretaria de Assistência Social e Cidadania têm sido fundamental na execução de vários programas e ações desenvolvidas no município e, essa participação fortalece ainda mais o trabalho em prol daqueles que vivem em vulnerabilidade e risco social. 

“O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos sejam assistidas com ações e programas  que promovam o desenvolvimento integral, bem como o fortalecimento de vínculos familiares. Temos atuado fortemente neste setor porque sabemos o quanto a primeira infância é importante no desenvolvimento da criança e, que é uma etapa da vida não deve ser desrespeitada. Muito se fala em futuro, mas o futuro depende muito do presente que estamos vivendo agora”.

A gestora disse ainda que a responsabilidade do município está sendo cumprida com o programa Criança Feliz que faz muito bem esse papel, que compõem uma das políticas públicas de Assistência Social em Várzea Grande. “E isso se deve também ao comprometimento da primeira-dama e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, que como operadora de justiça conhece bem as questões envolvendo violações de direitos e que é uma pessoa  comprometida com as causas sociais”.

A supervisora do Criança Feliz, Aldinéia Maria da Silva Oliveira explica que o programa atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos que tenham deficiência. 

“Além de acompanhamento domiciliar, fazemos encaminhamentos para assistência médica e psicológica. “O Município neste ano fez a adesão do atendimento a 100 pessoas, entre criança e gestante, mas já estamos atendendo cerca de 160. Há uma rotatividade das faixas etárias. Quando a criança completa 3 anos ela deixa de participar do programa, daí outras famílias com crianças com idade de 0 a 3 são inseridas. Os acompanhamentos são feitos nos bairros, por meio de visitas domiciliares. As famílias assistidas são dos bairros de abrangências dos Centros de Referência em Assistência Social Santa Maria, Jardim Glória, São Mateus e Cristo Rei”.

A servidora da Prefeitura de Nobres, Talita Cristina Alves dos Santos Melo, disse que nesta quarta a visita foi para conhecer as famílias assistidas onde realizaram dinâmicas com brincadeiras e nos colocamos nos lugares dos cuidadores e também participamos de rodas de conversa. “Amanhã estaremos fazendo visitas domiciliares. Estou achando excelente essa capacitação e, tenho certeza de que está sendo uma experiência incrível para todas nós”, completou.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também